Audi produz último R8 depois de 17 anos em linha. É o fim de uma era
Exemplar pintado de amarelo, com motor V10 e pacote externo de fibra de carbono encerrou a produção do superesportivo
Comente e compartilhe
A Audi finaliza a produção do superesportivo R8 depois de 17 anos e duas gerações. O exemplar que marcou o fim do modelo foi pintado de Amarelo Vegas e equipado com motor V10, pacote de fibra de carbono e rodas de aro 20. Era para o encerramento de acontecido no final de 2023, mas só aconteceu agora.
VEJA TAMBÉM:
- Depois de 25 anos do lançamento, Audi encerra produção do TT
- Audi revela versão renovada do SUV de luxo Q7 da linha 2025
O pico das vendas do Audi R8 aconteceu em 2008, quando 5.016 unidades foram vendidas, depois disso, o volume vendido entrou em declinio até atingir 1.591 em 2023 inteiro. O desaparecimento do Audi R8 significa que o venerável motor V10 do Grupo Volkswagen está com um pé na cova. A Lamborghini eliminará gradualmente o carro irmão do R8, o Huracan, ainda este ano.
Enquanto a Lamborghini se prepara para lançar um novo modelo com nome de touro, a Audi não pretende lançar um sucessor direto. De vez em quando, funcionários da empresa sugerem uma substituição totalmente elétrica, mas provavelmente não chegará tão cedo. O V10 de alta rotação está morto para sempre. A culpa é do alto preço pedido do R8 e das regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas.
Esportivo elétrico entrará no lugar do R8
O exemplar final do supercarro com motor central saiu da linha em uma fábrica na Alemanha na semana passada, mas não é destinado a um cliente. Em vez disso, a Audi irá mantê-lo no seu museu oficial em Ingolstadt, Alemanha.. A Audi planeja lançar seu último carro equipado com motor de combustão interna em 2026, depois disso, lançará apenas EVs – e esse compromisso se estende à divisão Audi Sport, responsável pelo R8.
O Audi R8 foi concebido como uma forma de comemorar o sucesso da Audi nas corridas de longa duração, bem como para distribuir o custo de investimento do supercarro Gallardo da marca Lamborghini, também do Grupo Volkswagen. O R8 foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra (Suíça), em março de 2003, pelo conceito Audi Le Mans Quattro
No início, o Audi R8 era movido exclusivamente por um V8 de 4,2 litros, mas alguns anos depois a Audi colocou o V10 de 5,2 litros do Gallardo no R8, criando no processo um dos primeiros carros exóticos que poderiam ser usados diariamente. No cinema e na TV, o supercarro da marca alemã fez várias aparições, inclusive com Tony Stark ao volante, como personagem de "Homem de Ferro".
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Comente e compartilhe
Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana