Avaliação rápida: CAOA Chery Tiggo 5x TXS
Marca nacional entra em um dos segmentos mais desejados do momento
A perspectiva da CAOA Chery para o Tiggo 5x é animadora, sendo que ele pode se tornar o carro-chefe da fabricante por aqui ao longo de 2019. A expectativa é mais do que justificada, afinal ele vai atuar em um dos segmentos mais desejados do momento, no caso os SUVs compactos, e deverá trazer mais visibilidade para a marca CAOA Chery.
Para entrar em uma categoria muito disputada, a nova fabricante nacional sabe que precisa de um modelo com alguns atributos especiais para se destacar em meio a tantos concorrentes de marcas estabelecidas há mais tempo no Brasil. Para isso, todo o projeto do Tiggo 5x tomou como base uma nova plataforma modular desenvolvida pela Chery na China, projeto que já é fruto de um grande investimento da fabricante para contar com técnicos e engenheiros automotivos oriundos de grandes fabricantes globais.
Além de utilizar aços de alta resistência na construção da carroceria, o Tiggo 5x também contempla recursos que raramente encontramos entre os SUVs compactos hoje produzidos no Brasil, a começar pela suspensão. Enquanto a maioria dos concorrentes adota um eixo de torção para as rodas traseiras, no Tiggo 5x o conjunto é sustentado por um layout multibraço, uma solução bem melhor do ponto de vista do controle dinâmico e do conforto. O Renegade é um dos poucos modelos do segmento que conta com suspensão independente nas 4 rodas, porém o Jeep usa uma configuração McPherson no eixo traseiro, que é um pouco mais simples do que o conjunto adotado no SUV da CAOA Chery.
No Instagram do Autoo, muitos leitores questionaram os valores do Tiggo 5x, que começa em R$ 86.990 na versão de entrada T e atinge R$ 96.990 na opção topo de linha TXS como a que avaliamos, julgando-os caros demais. Porém, é bom levar em conta que o recém-lançado SUV da CAOA Chery traz alguns diferenciais mecânicos que naturalmente encarecem seu projeto. Além da suspensão mais refinada, o Tiggo 5x é o único da categoria a contar com uma transmissão de dupla embreagem com 6 marchas, câmbio que tem um custo mais elevado, porém traz ganhos no desempenho e na economia de combustível ao trocar as marchas de forma muito rápida. Na hora de parar, o conjunto de freio a disco nas 4 rodas também é outro diferencial do Tiggo 5x, já que muitos rivais usam freios a tambor nas rodas traseiras para reduzir custos.
Barato, de fato, o Tiggo 5x não é, mas ele está bem alinhado com os preços de seus rivais mais vendidos na categoria e também não fica devendo em equipamentos. Temos em sua versão mais cara alguns diferenciais do modelo, como as rodas de liga leve aro 18”, o teto solar panorâmico com uma boa área de cobertura e até mesmo uma interessante luz de cortesia que é projetada no chão e ajuda a iluminar o acesso ao carro, recurso que geralmente encontramos em alguns automóveis mais caros.
Temos também no Tiggo 5x TXS a regulagem elétrica para o banco do motorista, revestimento interno de couro, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, chave presencial, seletor do modo de condução (econômico ou esportivo), central multimídia com tela de 9”, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis, entre outros.
Ao volante, o Tiggo 5x com seu motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque agradou pelas respostas que proporciona ao modelo. A CAOA Chery fez bem em escolher um motor sobrealimentado para o Tiggo 5x, uma vez que ele é pesado (1.424 kg), porém, graças ao bom torque e à rapidez do câmbio, ele consegue entregar médias de até 10 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, o que representa números bem aceitáveis.
Mas não é só na estrutura que o Tiggo 5x mostra uma evolução dos carros chineses em relação ao que estávamos acostumados até então. A calibração da direção elétrica e até mesmo a modularidade dos pedais de freio e acelerador estão muito melhores, mostrando também que a competência do time brasileiro de engenharia da CAOA fez a diferença no projeto do Tiggo 5x nacional. Esse know-how para realizar o “ajuste fino” nos principais sistemas do carro era algo que faltava aos chineses e parece que eles estão aprendendo a lição muito rápido.
Ao percorrer os diversos obstáculos utilizados para teste na pista da CAOA Chery em Anápolis (GO), os quais submetem o carro a uma boa avaliação geral, não notamos ruídos na suspensão, direção ou acabamento vindos do modelo, o que denota uma boa qualidade construtiva.
Mesmo as rodas de liga leve aro 18” do Tiggo 5x TXS não comprometem o conforto ao rodar, estando bem adaptadas ao conjunto como um todo.
Indo para o interior do SUV, o Tiggo 5x mostra uma grata evolução entre os carros de origem chinesa no que diz respeito à escolha dos materiais e à própria concepção da cabine em si. Temos ali um confortável apoio central para os braços do motorista e do passageiro, porta-copos e porta-objetos bem distribuídos e uma central multimídia bem posicionada. Ainda no Tiggo 5x também contamos com o conforto adicional proporcionado pelo freio de estacionamento com acionamento elétrico e até mesmo a função Auto Hold, que mantém o freio acionado em aclives ou declives de forma automática. Talvez só o volante precisasse de um design um pouco mais arrojado. Os comandos multifuncionais, contudo, são de fácil acesso e visualização.
Com porte semelhante ao dos rivais, o espaço para os ocupantes a bordo do Tiggo 5x está na média do segmento. Não encontramos um habitáculo com espaço de sobra como um Honda HR-V, por exemplo, mas é possível transportar uma família com conforto com Tiggo 5x. Um ponto que deve “pegar” no mais novo SUV da CAOA Chery é o espaço no porta-malas para 340 litros. Parece que os SUVs compactos mais modernos não estão se preocupando muito com espaço para cargas, como o porta-malas de 320 litros do Citroën C4 Cactus também sugere, mas resta saber se essa também é uma característica em linha com as demandas dos consumidores do segmento. Hoje modelos como o Honda HR-V, Hyundai Creta e Nissan Kicks contam com porta-malas na casa dos 430 litros.
A CAOA Chery ainda não apresentou os custos das revisões do Tiggo 5x, mas se sabe que o conjunto mecânico contará com 5 anos de garantia (motor e câmbio), enquanto o carro todo terá cobertura de 3 anos. A marca dá um atestado de qualidade ao contar com um prazo de garantia bem elástico para o modelo.
Polêmica do preço à parte, já que no fim das contas caberá a cada um dos consumidores pesar se o que o Tiggo 5x entrega faz jus ao valor cobrado, a novidade chega ao mercado com um conjunto que se destaca entre os principais concorrentes oferecidos hoje na categoria. Se você está aberto a conhecer uma marca diferente, vale a pena fazer um test-drive na concessionária mais próxima e conhecer o Tiggo 5x. Ele é uma opção de compra com boas credenciais dentro do segmento.
Ficha técnica
Chery Tiggo 5X 2019 TXS 1.5 16V flex automático 4p | |
---|---|
Categoria | SUV compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 8.764 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1496 cm?/td> |
Potência | 147 cv a 5500 rpm (gasolina) |
Torque | 21,4 kgfm a 4000 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,338 m, largura 1,83 m, altura 1,645 m, entreeixos 2,63 m |
Peso em ordem de marcha | 1424 kg |
Tanque de combustível | 57 litros |
Porta-malas | 340 litros |