BYD Yuan Plus EV surpreende no dia a dia como SUV elétrico
Modelo foge do convencional com soluções inteligentes, além de mostrar eficiência e conforto
Não é à toa que a marca BYD tem feito sucesso, não apenas no Brasil, mas em todo mundo. Agora ficou claro o potencial dos modelos da fabricante, depois de ter passado cinco dias com o SUV elétrico Yuan Plus EV (R$ 245;289). O carro me surpreendeu em vários aspectos e não restou dúvida de que tem qualidades suficientes para dar bastante trabalho à concorrência.
VEJA TAMBÉM:
- O que sabemos sobreo BYD Seagull, elétrico mais barato que o Dolphin
- Além de BYD, GWM e Caoa Chery, quais marcas chinesas podem fazer sucesso no Brasil?
Com 204 cv e bons 31,6 kgfm torque, o Yuan Plus não é só incrivelmente rápido, mas também entrega toda essa força às rodas de forma refinada, garantindo ultrapassagens seguras e um rodar bem confortável, ajudado pela suspensão bem ajustada e pelos bancos macios e ergonômicos.
O Yuan Plus oferece três modos de condução diferentes – Eco, Sport e Normal. O primeiro limita a potência e o torque enviados às rodas. O lado positivo é que ele economiza uma quantidade significativa de energia e é uma boa opção caso você não tenha acesso fácil a um carregador.
O modo esporte tem o efeito oposto. Faz o Yuan Plus parecer um pouco mais potente, mas esgota a bateria mais rapidamente. Isso é comum em qualquer EV. O carro também possui configurações para ajustar a regeneração dos freios, com dois níveis que permitem ao motorista dirigir com um pedal . Passamos a maior parte do tempo dirigindo no modo Normal com a configuração de regeneração mais agressiva e foi fácil nos adaptar à maneira como o SUV funcionou.
O interior do Yuan Plus EV é bem diferente do comum. Os designers se inspiraram em uma academia e nas bandas musicais, incluindo as maçanetas das portas e a alavanca de câmbio inspirados nos aparelhos de musculação.
Fora do lugar comum
Em vez dos tradicionais bolsos das portas, há cordas que se parecem acordes de guitarra, e os alto-falantes salientes na parte superior dos painéis das portas também funcionam para abrir as portas. Até as saídas de ar têm um design vertical bacana, moderno e diferente, que se destaca.
O revestimento de couro de dois tons mistura as cores bege e azul com detalhes em vermelho em toda a cabine, e a iluminação ambiente acrescenta uma sensação de luxo e muda de cor com o ritmo da música. No painel, o acabamento é macio e de boa qualidade, bem diferente do plástico duro que já cansamos de ver em vários rivais.
Além disso a tela do sistema multimídia tem 12,8 polegadas e pode ser girada automaticamente, com o toque de um botão, para ser usada tanto no sentido horizontal quanto do vertical. Os gráficos semelhantes aos da Apple e a tela enorme facilitam o acompanhamento da navegação sem a necessidade de olhar para baixo.
Outro recurso interessante são os comandos de voz, que funcionam "à la Mercedes", dizendo “Ei, BYD” seguido do seu comando. Tarefas como baixar todas as janelas ou ligar ou desligar o ar condicionado funcionaram relativamente bem.
O Yuan Plus parece pequeno por fora, mas é bastante espaçoso por dentro. A arquitetura elétrica e a embalagem moderna proporcionam uma cabine espaçosa. Mesmo para pessoas altas sentadas atrás de adultos de alta estatura, a longa distância entre eixos do Yuan Plus (2,72 m mais longa que o Honda CR-V - 2,66m - ou Toyota RAV4 - 2,69 m) permite aos passageiros do banco traseiro bastante espaço para as pernas. O porta-malas de 440 litros também é espaçoso e o piso de carga tem dois níveis para maximizar a capacidade.
Com 294 km de autonomia declarada, já com a correção do Inmetro, seguindo o PBEV, o Yuan Plus tem bateria de 60,48 kWh e pode suportar uma carga máxima de 80 kW, que é a média para os EVs atuais. A baterias BYD são conhecidas pela sua tecnologia e capacidade, mas a nossa experiência de carregamento rápido demorou mais do que esperávamos.
De qualquer forma, o BYD Yuan Plus EV nos causou boa impressão. Itens como a tela giratória, teto parorâmica e câmeras de 360 graus irão impressionar os vizinhos. E o carro mostrou um conjunto bem acertado de maneira que, na maioria das circunstâncias, chega a ser melhor do que rivais apenas a combustão e com preço semelhante, na faixa dos R$ 250 mil.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |