Caminhonete RAM 1500 será vendida no Brasil em 2020
Informação adiantada por colunista é confirmada na CES, feira de tecnologia que está acontecendo nos EUA
Comente e compartilhe
Depois de muitas idas e vindas com a ideia de trazer a caminhonete RAM 1500 para o Brasil, aparentemente o projeto sairá do papel e a picape deverá chegar ao nosso mercado ainda em 2020. O modelo virá em adição à RAM 2500, oferecida pela FCA (Fiat-Chrysler) do Brasil em volumes pequenos devido à necessidade de habilitação C, profissional, por conta do peso bruto total superar os 3.500 kg.
Segundo o site , o diretor de desenvolvimento de produto da FCA para a América Latina, Bruno Kamei, teria confirmado a chegada da nova RAM 1500 no Brasil, provavelmente no segundo semestre de 2020. O anúncio ocorreu durante a CES, feira de tecnologia que ocorre em Las Vegas (EUA). A mesma informação também veio à tona na coluna desta semana de Fernando Calmon.
Até o momento, seriam disponibilizadas para o mercado brasileiro três opções de motorização. Além de um tradicional 3.0 V6 turbodiesel, a RAM estaria disposta a trazer também o clássico motor V8 5.7 a gasolina com câmaras de combustão hemisféricas (HEMI).
Além destes, estaria disponível também uma opção de motorização híbrida-leve (mild-hybrid) com um motor elétrico de 48V alimentado por baterias extras que ajudam a reduzir o consumo. O equipamento de eletrificação, nos EUA, pode ser equipado também no 3.6 V6 a gasolina, mas a FCA ainda não confirmou qual terá essa opção.
Uma das vantagens da RAM 1500 sobre a 2500 é que seu peso bruto total inferior permite que a nova caminhonete da marca seja conduzida por qualquer pessoa com habilitação convencional, CNH na categoria B, mas também significa que a capacidade de carga será reduzida, ficando entre 790 kg e 880 kg dependendo da configuração.
Em termos de porte, a RAM 1500 se aproxima mais da Ford F-150, sendo um pouco maior que rivais como a Toyota Hilux e a Chevrolet S10. No entanto, a motorização deverá ser o maior diferencial, uma vez que o HEMI V8 5.7 pode entregar 395 cv de potência e 56,6 kgfm de torque. O 3.0 V6 turbodiesel tem, respectivamente, 264 cv e 66,3 kgfm.
Para a transmissão, nos EUA, a RAM 1500 é equipada praticamente em todas as versões com o câmbio automático de oito velocidades, escolhido como item de série para as picapes que serão oferecidas por aqui. Apesar de ter opções de tração 4x2 em seu país de origem, todas as unidades vendidas no Brasil terão tração 4x4 com reduzida, o que viabiliza o uso do motor a diesel conforme nossa legislação, que exige capacidade de carga igual ou superior a 1.000 kg, ou ainda a tração 4x4 com reduzida.
Comente e compartilhe
Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva