Cara de Lego! SUV Hyundai Santa Fe 2024 muda por completo

Modelo chega ?5?geração rompendo com estilo do passado. Desejado no passado, SUV deixou mercado brasileiro em 2020
Hyundai Santa Fe 2024

Hyundai Santa Fe 2024 | Imagem: Divulgação

A Hyundai é conhecida pelos rompantes estilísticos de seus carros, mas não é sempre que vemos um modelo ser completamente repensado. É o que ocorreu com o Santa Fe, um dos seus primeiros SUVs.

A marca sul-coreana revelou as primeiras imagens da 5ª geração do utilitário esportivo, que agora assumiu formas retangulares inesperadas. Não que a Hyundai não tivesse indicado esse novo estilo em outros carros como o pequeno SUV indiano Exter, mas no Santa Fe a receita foi além.

O novo “dna” está presente nos faróis com luzes no formato de “H” e traços em ângulos retos na grade e para-choque. Na lateral, apenas os para-lamas têm cortes diagonais enquanto a linha da carroceria traça uma leve curva, possivelmente por questões aerodinâmicas.

VEJA TAMBÉM:

Já a traseira acaba num corte seco, com uma imensa tampa do porta-malas que ocupa praticamente toda a superfície. As lanternas, por sua vez, estão num nível mais baixo do que o usual, mas o resultado não compromete o conjunto.

Hyundai Santa Fe 2024
Hyundai Santa Fe 2024
Imagem: Divulgação

O interior é mais previsíveil, com uma tela integrada de cluster e central que ocupa vai da esquerda até pouco mais do meio do painel. Os comandos do ar-condicionado e de algumas funções de tração estão concentradas num painel reclinado no centro do imenso console inferior. Nele há dois carregadores de smartphones por indução.

A Hyundai não liberou informações do novo Santa Fe, que devem ser apresentadas em agosto, quando ocorre de fato o lançamento global. Mas o SUV parece ter crescido bastante, com direito a rodar de aro 21 polegadas.

Siga o AUTOO nas redes: | | | |

O acabamento, segundo ela, inclui madeira e “bancos em couro “Nappa” com bordados delicados conferem um estilo sofisticado”.

A versão mostrada, com entreeixos alongado, possui sete assentos e teto solar panorâmico.

Hyundai Santa Fe 2024
Hyundai Santa Fe 2024
Imagem: Divulgação

“Com sua maior distância entre eixos, interior espaçoso e espaço na porta traseira semelhante a um terraço, o novo Santa Fe se apóia em seus pontos fortes de SUV para oferecer mais versatilidade do que nunca, bem como uma experiência premium ao cliente,” disse SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe do Hyundai Global Design Center.

Auge no começo dos anos 2010

O Santa Fe surgiu em 2000 com um estilo pouco inspirado semelhante ao primeiro Tucson. Foi em 2005, no entanto, que a Hyundai começou a acertar a mão no design, lançando a segunda geração com uma inconfundível grade que se distanciava dos faróis.

Esse modelo teve uma boa aceitação no Brasil, chegando a emplacar mais de 8 mil unidades em 2010 e 2011.

As coisas começaram a ficar complicadas para o Santa Fe nos anos seguintes, no entanto. Em 2013 chegou ao país a 3ª geração, com um visual bastante bem resolvido, mas preço bem mais salgado.

Hyundai Santa Fe 2024
Hyundai Santa Fe 2024
Imagem: Divulgação

Vendido num patamar mais elevado, o SUV começou a ter menos vendas: em 2014 foram 4,2 mil unidades e em 2015, 2,6 mil exemplares, já sob influência da crise econômica e dos elevados impostos de importação.

Antes um carro comum nas ruas, o Santa Fe passou a virar raridade, sobretudo quando a 4ª geração desembarcou por aqui em versão única em 2019.

Na época com preço de quase R$ 300 mil, o utilitário esportivo teve vendas pífias e deixou de ser importado em meio à pandemia. Se a nova geração quadradona vai mudar esse panorama só o tempo dirá.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

VEJA TAMBÉM