Chevrolet Spin: de 'capivara' para 'quase SUV'. Veja como pode ficar modelo na linha 2025
Minivan sobrevivente no Brasil est?perto de ganhar novo visual, baseado em projetos recentes da marca
Comente e compartilhe
A Chevrolet Spin é uma sobrevivente. Não é apenas o que restou da família de carros que reergueu a marca no Brasil – e que incluía o primeiro Onix e o sedã Cobalt – como também permanece sozinha na outrora importante categoria de minivans.
Lançada em 2012 para substituir em uma tacada a Meriva e a Zafira, a Spin chegou causando polêmica. O estilo frontal, pouco inspirado, a fez ganhar o apelido de “capivara”, mas nem isso impediu uma carreira bem sucedida no mercado.
Seis anos depois, em 2018, a GM redesenhou a minivan, aplicando um estilo bem mais agradável no modelo. Desde então, espera-se que a montadora desista de atuar nesse segmento, como fizeram suas concorrentes.
Mas esses não são os planos da Chevrolet, que prepara uma nova reestilização para a Spin. Um protótipo foi flagrado por colaboradores do site e nele foi possível conferir que a minivan ganhará uma nova frente inspirada na linguagem visual atual da marca.
Em outras palavras, a Spin ficará mais próxima de um SUV graças ao conjunto óptico com LEDs e faróis esguios que lembram a Montana e o elétrico Blazer, vendido nos EUA e que virá ao Brasil.
Para tentar antecipar o que vem pela frente, AUTOO produziu as projeções deste artigo, feitas pelo designer Kleber Silva.
O resultado é bastante promissor para um modelo que já está há mais de 10 anos no mercado. Não se deve esperar mudanças mecânicas já que a minivan entrega um bom pacote com o motor 1.8 litro e o câmbio de seis marchas, seja automático ou manual.
Vendas respeitáveis
Desde seu lançamento, a Spin já acumula mais de 280 mil unidades emplacadas no Brasil. O pico foi em 2013, último ano do “milagre automobilístico nacional”, quando foram vendidas quase 42 mil unidades.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Entre 2015 e 2019, a Spin oscilou entre 24 mil e 28 mil veículos por ano, um bom volume, mas em 2020 a pandemia afetou o mercado como um tudo, atingindo também a minivan. Apesar disso, em 2022 foram emplacadas quase 18 mil carros.
No primeiro semestre de 2023, a Spin teve 8,6 mil unidades vendidas, sinal que ela mantém a relevância, a despeito do sucesso de SUVs e picapes. A nova Spin linha 2025 deve chegar ao mercado na virada do ano e continuar a reinar sozinha onde já viveram modelos como o Fit, Livina e Idea.
Comente e compartilhe
Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis