Chineses assumem Lifan no Brasil
Marca famosa por copiar o MINI Cooper planeja reestruturação no mercado nacional
Lembra da Lifan Motors, a marca chinesa que trouxe para o Brasil o compacto 320, uma cópia de baixo custo do MINI Cooper? Pois bem, os negócios da empresa não vão bem e na tentativa de melhorar a situação os chineses decidiram assumir a operação da montadora no País, até então nas mãos da Effa Motors, que também representa as fabricantes chinesas Hafei e Chang de veículos comerciais.
A nova chefia assumiu a estrutura no Brasil em novembro e o plano é trabalhar para primeiro melhorar a rede de lojas e o pós-venda para depois lançar novos produtos.
A nova fase da empresa, segundo a própria Lifan, consumirá um investimento de US$ 150 milhões (cerca de R$ 207,7 mi) para a reestruturação e também para a construção de uma fábrica de motores e expansão da linha atual para a América do Sul, em San Jose, no Uruguai, cuja capacidade produtiva deve subir para 50 mil carros por ano.
A rede de concessionárias, hoje composta por 28 lojas, segue inalterada independentemente da saída do Grupo Effa. O mesmo vale para o line-up de produtos, ainda com hatch compacto 320 e o sedã 620.
Conforme divulgou a empresa, logo no início de 2013 um novo veículo será lançado, mas detalhes sobre o produto ainda não foram revelados. A Lifan também confirmou que ainda reserva outros lançamentos durante o decorrer do próximo ano.
Desde que chegou ao Brasil, em 2010, a marca chinesa já emplacou aproximadamente 4.000 veículos no mercado nacional, resultado que não agradou a diretoria na China.