CNH: at?quando idosos podem podem dirigir no Brasil

Validade da carteira de motorista ?menor para pessoas com mais de 50 anos; entenda
    Compartilhe
Idoso ao volante:  idade avançada não impede de dirigir, contanto que se esteja em condições adequadas

Idoso ao volante: idade avançada não impede de dirigir, contanto que se esteja em condições adequadas | Imagem: Reprodução/ Freepik

Perda de visão, audição e outros problemas que normalmente surgem com a idade avançada de todas as pessoas afetam diretamente a forma de dirigir. Reflexos em dia podem ser essenciais para que se evite um acidente, mas até quando idosos podem dirigir no Brasil?

VEJA TAMBÉM:

A legislação brasileira não impede que ninguém acima dos 18 anos dirija, mesmo que seja para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pela primeira vez. Os requisitos são os mesmos para todos os candidatos a motorista, independente da idade.

Todos precisam passar por exames de aptidão física e mental com avaliação psicológica realizados por clínicas credenciadas, curso teórico com carga de 45 horas, curso prático de 20 horas e passar nas provas de teoria e direção.

A diferença é que os idosos têm uma validade menor para a CNH. A carteira de motorista é válida por dez anos para motoristas de até 49 anos. A partir dos 50 anos a renovação do documento é feita a cada cinco anos. Depois dos 70 anos, a validade da habilitação cai para três anos. Portanto, não há um limite, desde que o condutor seja aprovado nos exames periódicos.

Idade do motorista Validade
Até 49 anos 10 anos
Entre 50 anos e 69 anos 5 anos
Mais de 70 anos 3 anos

Caso nos exames sejam detectados alguma deficiência física ou mental, o prazo de validade da CNH pode cair, mas isso independe da idade.

Siga o AUTOO nas redes: | | | |

Recomendados por AUTOO

Youtube

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise
VEJA TAMBÉM