Futuro hatch elétrico Renault 5 ser?mini-usina de energia
Graças ao carregador bidirecional, veículo poder?devolver energia a rede elétrica em momentos de maior consumo e abastecer a casa do seu proprietário
Comente e compartilhe
A Renault está se preparando para lançar o Renault 5, um hatch compacto elétrico, em 2024. E junto dele a fabricante está trazendo um novo carregador bidirecional. Conhecida como V2G (Vehicle-to-Grid), essa tecnologia permite que o veículo não apenas receba energia da rede elétrica para recarregar sua bateria, mas também possa enviar energia de volta à rede quando necessário.
O dispositivo permitirá o controle do fluxo de energia e será possível programá-lo por meio de um aplicativo. Para que o carregamento bidirecional funcione, os proprietários precisarão instalar uma estação de carregamento de 7 a 22 kW. E apesar da tecnologia ser nova, a Renault não será a primeira a adotar a tecnologia - empresas como BMW, Volvo e GM já anunciaram que vão implementá-lo no futuro.
A capacidade de carregamento bidirecional não apenas permite que o veículo se torne um buffer de energia (componente que ajuda a transmitir sinais de forma confiável entre diferentes dispositivos eletrônicos), mas também oferece benefícios significativos para os proprietários.
Durante períodos de pico de demanda de energia, os proprietários podem optar por fornecer energia à rede elétrica, ajudando a estabilizar o sistema e evitando cortes de energia. Além disso, quando a demanda por eletricidade é baixa, os proprietários podem carregar o veículo durante as horas de menor consumo e usar a energia armazenada para alimentar seus lares, reduzindo os custos mensais de eletricidade.
Por meio de uma parceria com a subsidiária Mobilize da Renault, em conjunto com a Mobility House, o Renault 5 poderá fornecer eletricidade "carbono neutro" para a rede. A empresa garante que a energia enviada de volta à rede será mais limpa, sem a necessidade de compensações adicionais.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Enquanto o Renault 5 tem estreia mundial prevista para o começo do ano que vem, o carregador bidirecional será lançado na França e na Alemanha em 2024, com previsão de chegar ao Reino Unido em 2025. Ainda não há informações sobre a disponibilidade do carregamento bidirecional no Brasil.