Dez carros que estão prestes a mudar e podem fazer voc?perder (ou ganhar) dinheiro

Vai trocar de carro? Mercado ter?diversos lançamentos no início de 2025; veja quem vai mudar
Chevrolet Tracker RS renovado  tem desenho antecipado por projeções  que mostram detalhes do SUV

Chevrolet Tracker RS renovado tem desenho antecipado por projeções que mostram detalhes do SUV | Imagem: Projeção Kleber Silva

As vendas de automóveis e comerciais leves vêm crescendo nos últimos meses. Em outubro, foram emplacadas 249.896 unidades, alta de quase 21% em relação a outubro de 2023.

Diante deste cenário positivo, os fabricantes estão acelerando as atualizações de seus portfólios e muitos modelos estão prestes a mudar. Então, se você está pensando em trocar de carro e não gosta de investir dinheiro em algo que “vai ficar velho” em seguida, vale a pena dar uma olhada no que está para chegar.

Traseira do novo Tracker não vai mudar muito em relação ao atual, mantendo o formato das lanternas
Traseira do novo Tracker não vai mudar muito em relação ao atual, mantendo o formato das lanternas Imagem: Projeção Kleber Silva

Por outro lado, para quem não liga de ter uma versão antiga e prefere economizar, comprar um modelo que vai ser renovado em breve pode ser um bom negócio. Para desovar o estoque, fabricantes e concessionários costumam dar descontos consideráveis.

O Volkswagen Taos, por exemplo, vai ganhar uma reestilização e o atual modelo pode ser encontrado com até R$ 40 mil de desconto. É uma economia e tanto! Seja qual for a sua preferência, andar em um lançamento ou poupar bastante na compra da versão antiga, não deixe de conferir o que muda nos próximos meses.

Chevrolet Onix e Onix Plus

A hatch e sedã vão mudar no começo de 2025. Trata-se da primeira reestilização da segunda geração, que foi lançada em 2019. O Onix vai ganhar nova dianteira, com faróis, grade e para-choque redesenhados, inspirada no Chevrolet Monza chinês. Atrás, as mudanças serão menores. Apenas o para-choque terá novos traços. As lanternas manterão o contorno, porém com um novo arranjo interno.

Chevrolet Onix 2025
Chevrolet Monza Imagem: Divulgação

No interior, além de novos revestimentos, texturas e grafismos, o Onix adotará o mesmo recurso da Spin, com tela dos mostradores de 8” e da central multimídia de 11” lado a lado, esquema que a General Motors batizou de Virtual Cockpit System.

A dupla terá novidades também no motor. Para atender às novas regras de emissões e ruídos do Proconve L8, prestes a estrear em janeiro de 2025, o motor 1.0 Turbo vai ganhar injeção direta e subir para 125 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, contra 116 cv e 16,3 kgfm da versão atual, com injeção indireta.

Chevrolet Tracker

No Tracker, que utiliza a mesma plataforma GEM, as mudanças serão semelhantes. As novidades também chegam no começo de 2025 e incluirão nova dianteira, retoques nas lanternas e para-choque traseiro e painel com Virtual Cockpit System.

Interior do novo Tracker RS terá nova central com tela panorâmica e cluster digital entre as novidades
Interior do novo Tracker terá nova central com tela panorâmica e cluster digital entre as novidades Imagem: Projeção Kleber Silva

O motor 1.0 Turbo será o mesmo do Onix e o 1.2 também vai ganhar injeção direta. Entretanto, não será surpresa se este último for substituído pelo 1.3 Turbo de 165 cv já usado na China. A hibridização, tanto para o Onix, quanto para o Tracker, está a caminho, porém será lançada posteriormente.

Honda HR-V

O Honda HR-V vai ganhar sua reestilização de meio de ciclo no início de 2025. O SUV produzido em Itirapina (SP) vai adotar o mesmo visual da versão europeia, que foi apresentada em setembro e já roda em testes finais no Brasil.

Honda HR-V
Honda HR-V Imagem: Divulgação

Grade, para-choques e detalhes do interior serão novos, assim como as rodas. Sob o capô, nenhuma novidade. O motor 1.5 nas versões aspirada e turbinada continuará o mesmo, bem como as versões EX, EX-L, Advance e Touring. A motorização híbrida, assim como no Tracker, ficará para depois.

Jeep Compass e Commander

Compass e Commander não terão retoques no visual. O que vai mudar nos próximos meses é o motor turbodiesel. No lugar do 2.0, a Stellantis vai adotar o novo 2.2 que estreou na picape Ram Rampage. São 200 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, respectivamente 30 cv e 10 kgfm (Compass) e 7 kgfm (Commander) que o antigo propulsor.

Mitsubishi L200 Triton

A L200 Triton vai se armar para a briga das picapes médias, hoje protagonizada por Toyota Hilux e Ford Ranger. A nova geração do modelo produzido em Catalão (GO), terá um visual mais “quadradão”, ao contrário das gerações anteriores.

Mitsubishi L200 Triton 2025
Mitsubishi L200 Triton 2025 Imagem: Divulgação

No interior, um novo painel com central multimídia flutuante e pacote de assistências ao motorista (ADAS). O motor também será novo: um 2.4 Bi-turbo diesel de 204 cv de potência e 47,9 kgfm de torque máximo.

Como de praxe na Mitsubishi, a L200 atual continuará em produção, convivendo com a nova geração. 

Nissan Kicks

Lançado em 2016 e reestilizado cinco anos depois, o Nissan Kicks vai ganhar a segunda geração em 2025 e romper totalmente com o visual do modelo atual. A novidade chega ao Brasil nos próximos meses com bastante personalidade, ao contrário da primeira geração, que é mais genérica e feita para agradar a todo tipo de comprador.

Nissan Kicks 2025
Nissan Kicks 2025 Imagem: Divulgação

Maior e mais espaçoso, o Kicks também vai abusar das telas no interior, com mostradores e central multimídia integrados. Nos EUA, o SUV compacto tem apenas motor 2.0, porém no Brasil a Nissan vai lançar um novo 1.0 Turbo. O motor 1.6 vai continuar em linha apenas na primeira geração, que conviverá com a nova como aconteceu no Versa.

Toyota Yaris

O Yaris nunca decolou em vendas e hoje sobrevive em razão do programa de locação da Toyota, o Kinto, em especial a versão sedã. Com o lançamento do SUV Yaris Cross em 2025, o compacto pode estar com os dias contados.

Volkswagen Taos

Quem andou pesquisando preços de SUVs nas últimas semanas deve ter percebido descontos enormes na linha Taos. Tanto o Comfortline, quanto o topo de linha Highline estão com preços até R$ 40.000 abaixo da tabela.

Volkswagen Taos 2025
Volkswagen Taos 2025 Imagem: Divulgação

Esta queima de estoque da linha 2024 indica que o modelo reestilizado está a caminho e chega em breve. O Taos reestilizado foi revelado nos Estados Unidos em setembro e chega ao Brasil no próximo ano. 

Dianteira e traseira ganharam faróis e lanternas novos, interligados por barras de LEDs. O interior tem nova central multimídia com tela maior e controles do ar-condicionado do tipo soft touch (sensíveis ao toque). Além disso, reforçaram o isolamento acústico e melhoraram a qualidade dos revestimentos dos bancos.

Outra novidade é o motor 1.5 TSI, que chega aos 175 cv e substitui o antigo 1.4 TSI, de 150 cv. Não será surpresa se o Taos também estrear o sistema híbrido leve da Volkswagen, que já roda em desenvolvimento em protótipos no Brasil.

Alberto Polo Júnior

Jornalista desde 2002, entusiasta da mobilidade e f?de ciclismo e carros clássicos.

VEJA TAMBÉM