Cotado para o Brasil, novo Jeep Grand Cherokee 2022 ?revelado
Eletrificado e mais luxuoso, SUV ganhou sistema híbrido plug-in para aprimorar a eficiência
Comente e compartilhe
A quinta geração do Jeep Grand Cherokee foi revelada nesta quarta-feira (29).
Renovado por dentro e por fora, o SUV passou a ter uma opção eletrificada, se tornou mais luxuoso e ampliou sua capacidade off-road.
Ele chegará ao mercado norte-americano no fim deste ano e em outros mercados ao longo de 2022. Procurada pelo AUTOO, a Jeep revelou que a novidade é avaliada para o mercado brasileiro. Atualmente o Grand Cherokee figura no portfólio da marca comercializado em nosso país.
Já presente em outros modelos da marca, como na dupla Compass e Renegade vendida na Europa e no Jeep Wrangler, a configuração híbrida plug-in 4xe também passa a ser disponibilizada no Grand Cherokee 2022.
Esse sistema combina dois motores elétricos, uma bateria de 17 kWh e o motor turbo 2.0 para entregar potência combinada de 375 cv e torque de 64,9 kgfm.
O conjunto permite três modos distintos de uso. Há o híbrido, o totalmente elétrico e o eSave, que prioriza o propulsor a combustão para poupar bateria. No modo puramente elétrico, o SUV consegue rodar por até 40 km sem utilizar o motor a combustão. Já a autonomia total do carro é de 712 km, de acordo com a Jeep.
Interior renovado
Durante a apresentação do modelo, a montadora fez questão de enfatizar que o interior do Jeep Grand Cherokee ficou mais luxuoso e sofisticado.
Para isso, a marca apostou em materiais artesanais para o revestimento e encheu o painel central de telas. Há uma de 10,1 polegadas para o lugar do painel de instrumentos e outra de mesmo tamanho para ser a central multimídia do carro.
No entanto, há uma terceira tela, de 10,25 polegadas, que é para o passageiro. Quem viaja atrás também conta com outras telas atrás dos bancos dianteiros, o que permite que praticamente todos a bordo tenham seu próprio sistema de entretenimento.
Assentos com aquecimento e refrigeração, além de ajustes elétricos para os dois frontais, são outros recursos do interior.
Segurança
Outro tópico que foi destacado é a parte de segurança do SUV. Segundo a Jeep, são mais de 110 sistemas de segurança ativa e passiva. Isso inclui o aviso de colisão em alta velocidade e detecção de pedestre e ciclista, o controle de cruzeiro adaptativo, o alerta de saída de faixa, monitoramento de ponto cego e até uma câmera de visão noturna e o auxílio de condução autônoma – estes dois últimos disponíveis apenas como opcional.
E mesmo com todo esse requinte a mais, o Jeep Grand Cherokee não perdeu sua capacidade off-road. Tanto que o modelo passou pela trilha Rubicon e conta com a versão Trailhawk, que é a que tem as maiores capacidades para os desafios no fora-de-estrada.
Ela conta com 28,7 cm de vão livre do solo e conta com capacidade de passagem de água de 61 cm. E isso tudo atrelado ao sistema híbrido 4xe. Dessa forma, é possível encarar os desafios off-road com o modo totalmente elétrico.
Porém, não há apenas o motor híbrido disponível. O SUV também pode ser equipado com o propulsor 3.6 V6 de 293 cv e 36 kgfm de torque e o V8 5.7 de 357 cv de potência e 53,8 kgfm de torque. O primeiro propulsor tem capacidade de reboque de até 2.812 kg, enquanto que o segundo aumenta para 3.265 kg.