Ford EcoSport: do que os proprietários mais reclamam na internet
SUV fez sucesso no Brasil, mas deixou clientes insatisfeitos com falhas no câmbio Powershift e na correia dentada
O Ford EcoSport foi praticamente o precursor da moda dos SUVs compactos quando foi lançado em 2004. Foi um sucesso imediato, fazendo a concorrência lutar com o que tinha, ou seja, hatches e peruas com visual aventureiro e estepes pendurados na tampa traseira, mas o reinado do utilitário esportivo continuou por um bom tempo.
Quando as marcas rivais da Ford reagiram, no entanto, o modelo já não vendeu mais como antes e acabou saindo de linha quando a Ford decidiu encerrar suas atividades como fabricante no país, passando a ser somente importadora.
Apesar de todo sucesso que fez, o EcoSport deixou alguns proprietários insatisfeitos. A principal reclamação em sites especializados é a respeito da transmissão de dupla embreagem e seis marchas, a famosa Powershift, mas também há relatos frequentes de falhas na correia dentada.
RECLAMAÇÕES DOS DONOS DE FORD ECOSPORT
Câmbio Powershift
Pergunte a qualquer dono de Ford equipado com a transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas com caixa seca se já tiveram problema de câmbio e a resposta provavelmente será sim. “Meu carro ficou na concessionária por seis meses e voltou apresentar o mesmo problema”, disse um cliente da marca.
O problema, em geral, aparece no módulo que gerencia a troca de marchas. A própria Ford reconheceu as falhas, que poderiam ir de superaquecimento a trepidações constantes e um recall foi convocado em 2016 para a correção dos problemas, que continuaram a aparecer.
Para os casos mais recentes, a Ford diz que os carros já estão fora da garantia e, por isso, não podem ser reparados.
Correia dentada
Alguns proprietários de Ford EcoSport com motor 1.5 relatam o rompimento da correia dentada, mesmo com as revisões feitas. “Ao levar meu carro na concessionária, fui informado que o carro estourou a correia dentada do motor, evidenciando vício oculto”, diz um dos proprietários.
“Sou proprietária única de uma Ecosport Freestyle 2018 1.5L flex, 44 mil km rodados”, diz outra reclamante, que diz ter recebido um orçamento de R$ 33 mil para o reparo após o rompimento da correia dentada. “Todas as revisões foram feitas em concessionárias autorizadas Ford, incluindo recall referente à troca da polia da correia dentada, me causando surpresa uma avaria tão grave e de conserto tão caro”, disse.
Em resposta para os dois casos, além de outros, a Ford se recusou a custear o reparo, pois os veículos já estavam fora da garantia.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |