Hyundai Kona: saiba por que o SUV mudou de nome em Portugal
Confira outros modelos que tiveram que ser rebatizados em outros mercados mundo afora
Comente e compartilhe
O Hyundai Kona chegou às lojas no início do mês como o híbrido mais acessível do país, por R$ 169.990 e com preço bastante competivo na versão elétrica, de R$ 219.990. Vem bem equipado, tem estilo arrojado e está entre os modelos mais econômicos do mercado hoje em dia, entre outras qualidades.
Mas, apesar de Kona, com K, ser uma ilha havaiana, o nome do SUV teve que mudar para Kauai em Portugal, já que por lá "cona" é um apelido para chamar órgão sexual feminino. Este detalhe curioso acaba nos levando a outros casos de modelos que tiveram que mudar de nome em alguns mercados.
- Kia Besta
Na verdade, o utiliário se chama Best A (uma associação entre a palavra inglesa "melhor" com a letra A) e tem uma versão chamada Best B. Mas, por aqui, acabou ficando conhecido como Besta a partir do início dos anos 90, quando logo se tornou um dos carros mais vendidos do segmento. Com as reviravoltas das cotações do dólar e das alíquotas de importação, acabou saindo do mercado brasileiro
- Chana Utility e Pick-up
Outro utilitário com nome polêmico que foi vendido no Brasil. O modelo chegou em 2006, importado pela Districar, que teve que mudar o nome do modelo para Changan, por razões óbvias. Era um carro bastante rústico, mas que também teve destaque nas vendas pela relação entre custo e benefício.
- Mitsubishi Pajero
O famoso SUV é vendido como Montero em países de língua espanhola, já que para "nuestros hermanos" Pajero significa "pessoa que se masturba". Independente disso, o modelo tem seu renome entre os utilitários esportivos e se despediu do Brasil em 2021 com uma série limitada de apenas 100 unidades.
VEJA TAMBÉM:
- Honda Fitta
O compacto da marca japonesa tem boa reputação no Brasil e dos deixou para dar lugar ao City hatch no início do ano passado. Mas na Noruega o carro foi batizado como "Fitta", palavra usada para designar vagina no país nórdico. Por isso, o carro passou a se chamar Jazz por lá, assim como em outros países da Europa e no Japão.
- Tata Zica
O pequeno modelo indiano não teve um nome muito bem escolhido e pouca sorte, já que logo depois que foi lançado o vírus se espalhou rapidamente pelo mundo. Isso acabou exigindo a mudança de nome para Tiago.
- VW Fox
Lançado no Brasil em 2003, o hatch fez bastante sucesso no Brasil pela versatilidade, economia e eficiência. Mas, no México, teve que mudar de nome para Lupo (denominação também utlizada na Europa em outro hatch pequeno) pela associação com Vicente Fox, um conhecido presidente mexicano.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Comente e compartilhe
Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana