Hyundai planeja transformar para-brisa em tela holográfica at?2027
Em parceria com a Zeiss, a tecnologia promete trazer informações diretamente no vidro do carro
Comente e compartilhe
A Hyundai está querendo transformar o design automotivo, apostando em para-brisas que funcionam como telas holográficas. A montadora coreana anunciou uma parceria com a empresa alemã Zeiss para desenvolver essa tecnologia.
VEJA TAMBÉM:
Ao invés dos displays estáticos convencionais, a Hyundai quer usar toda a extensão do para-brisa para projetar informações dinâmicas em realidade aumentada holográfica.
Imagine receber instruções de navegação, avisos de perigos na estrada e dados de trânsito e clima, tudo sem desviar os olhos da pista. Além disso, essa inovação consegue rastrear objetos em movimento, como pedestres e ciclistas.
Mas não para por aí. Os passageiros também podem usufruir dessa tecnologia com uma seção dedicada, exibindo conteúdos multimídia, videochamadas e informações sobre pontos de interesse locais, como restaurantes e atrações turísticas.
De acordo com o Motor Authority, a Hyundai prevê que essa tecnologia possa estar disponível já em 2027, o segredo está em um filme transparente ultrafino, mais fino que um fio de cabelo, capaz de projetar imagens e vídeos através de sinais de luz emitidos por projetores de LED.
Adeus ao cluster digital
Imagem: Divulgação
Esse avanço não é exclusivo da Hyundai. Outras montadoras como Ford, BMW e Nissan também estão desenvolvendo tecnologias similares. A Ford apresentou um protótipo junto à Ceres Holographics em setembro, e a BMW planeja introduzir essa tecnologia em seus veículos elétricos a partir de 2025. A Nissan, por sua vez, já imagina para-brisas exibindo todas as informações atualmente presentes em telas de painel.
Com essa mudança, as telas holográficas estão prestes a aposentar os clusters digitais tradicionais. Em vez de se concentrar em um painel de instrumentos, o motorista terá acesso a todas as informações necessárias diretamente no para-brisa, a intenção é minimizar distrações.
A substituição do cluster digital por uma tela holográfica abre caminho para um design interior mais moderno e minimalista, permitindo que os fabricantes redesenhem e realoquem componentes, criando um ambiente interno mais espaçoso e funcional.
Comente e compartilhe
Estudante do 2?ano de comunicação, Stephanie escolheu a profissão por acreditar no poder transformador do jornalismo.