JAC atualiza a IEV330P e relança picape elétrica como E-JP8
Modelo tem o mesmo visual do utilitário anterior, mas aprimoramentos na tração a tornaram mais eficiente. Preço é de R$ 370 mil
Comente e compartilhe
A JAC Motors foi pioneira em lançar uma picape média 100% elétrica no Brasil, a IEV330P. O modelo, que chegou ao país em 2019, teve emplacamentos pífios, mas a marca chinesa não desistiu e agora acaba de colocar no mercado a E-JP8.
Para quem olhar de perto as imagens, notará que a E-JP8 nada mais é do que a IEV330P com nova designação. De fato, a JAC não mexeu no visual externo, embora tenha atualizado o painel.
É na parte técnica que a nova picape elétrica tem novidades, na verdade. O motor elétrico, por exemplo, deixou de ocupar o cofre dianteiro para ser instalado próximo ao eixo traseiro, como em veículos elétricos mais modernos.
Essa mudança permite aproveitar melhor a potência gerada já que dispensa o uso de um eixo cardã para conectar o eixo traseiro. Parece óbvio, mas vale lembrar que a montadora chinesa fez uma adaptação veloz de seus modelos a combustão para a eletrificação, daí algumas soluções não teriam sido tão eficientes.
A potência da E-JP8 cresceu em relação à sua antecessora, que tinha apenas 150 cv. Agora, a picape oferece 204 cv de potência e quase 30 kgfm de torque. A autonomia é um pouco maior do que antes – 330 km contra 320 km.
A bateria da picape elétrica, no entanto, continua a ser de fosfato de ferro-lítio com 65,3 kWh de carga máxima.
Sergio Habib, presidente da JAC no Brasil, prometeu para breve uma versão 4x4, com um segundo motor instalado no eixo dianteiro. O valor sugerido pela E-JP8 é de R$ 369.900, mas cuidado ao acessar o site da marca já que as informações da nova picape estão mescladas com as da IEV330P.
Comente e compartilhe
Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis