Ford Ka e Hyundai HB20 são reprovados em teste de impacto
Resultado dos modelos foi "decepcionante", avalia Latin NCAP
Comente e compartilhe
A Latin NCAP, entidade independente que testa a segurança dos veículos vendidos na América Latina, acabou de divulgar os resultados de mais uma rodada de avaliações. Desta vez, foram colocados a prova o Hyundai HB20, o sedã HB20S e o Ford Ka nas variantes hatch e de três volumes. Segundo a instituição, os resultados para ambos os modelos foi “decepcionante”.
O Hyundai HB20 produzido no Brasil traz dois airbags de série. Com isso, alcançou zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. Hatch e sedã obtiveram nota de 19% (de 100% possível) para proteção de ocupante adulto, 10% para ocupante infantil, 43% para proteção de pedestres e 14% para assistência à segurança. É a segunda vez neste ano que o compacto da Hyundai mostra problemas envolvendo a segurança estrutural.
Com uma proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção ruim para o tórax, levando o modelo a zerar tal teste da Latin NCAP. O de chicote cervical, whiplash, também mostrou desempenho ruim e, adicionado à ausência de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, resultou na avaliação baixa, de acordo com a instituição
Já o Ford Ka nacional, também com dois airbags de série apenas, teve zero estrela no na avaliação de impacto. Hatch e sedã obtiveram 34% para proteção de ocupante adulto, 9% para ocupante infantil, 50% para proteção de pedestres e 7% para assistência à segurança. Com uma proteção de impacto frontal média, o impacto lateral apresentou proteção torácica fraca, levando o modelo a zero ponto para este teste. O de chicote cervical também mostrou desempenho ruim e, sem controle de estabilidade como equipamento padrão, explica o resultado do modelo, segundo a Latin NCAP.
Ainda de acordo com os avaliadores, o impacto de poste lateral não foi executado em nenhum dos modelos, pois eles não oferecem proteção lateral para a cabeça como padrão. O Latin NCAP foi mais longe ao afirmar que os dois carros não estão em conformidade com os regulamentos das Nações Unidas sobre proteção de pedestres.
Além disso, a ausência de controle de estabilidade como item de série, não teria ajudado nos resultados. Em comunicado, a instituição afirmou que “o Latin NCAP não recomenda a compra de veículos sem controles de estabilidade, proteção para pedestres, airbags laterais de corpo e de cabeça, nem de carros com nota zero ou uma estrela”.
Comente e compartilhe
Thiago ?jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva