Kia Bongo est?entre os 5 veículos mais roubados e furtados em São Paulo

Além do VUC da marca coreana, a lista inclui utilitários da Mercedes-Benz, Fiat, entre outros; confira o ranking
Kia Bongo

Kia Bongo | Imagem: Divulgação

No primeiro trimestre de 2024, o número de roubos e furtos de veículos utilitários de carga (VUC) e vans aumentou em comparação com o mesmo período do ano anterior no Estado de São Paulo.

VEJA TAMBÉM:

Com base em dados da Secretaria de Segurança Pública, foram apontadas 490 ocorrências, uma alta de 24% sobre os mesmos primeiros três meses de 2023 nos quais computou 395 ações.

Confira abaixo os cinco modelos preferidos dos criminosos.

1- Kia Bongo

Kia Bongo
Kia Bongo
Imagem: Divulgação

Presente até hoje entre nós, o Bongo entrou no lugar do Ceres, da década de 1990, e, até hoje, é um veículo muito cotado para serviços de entrega. Para isso, ele reúne competência para enfrentar os mais diversos trabalhos difíceis e pesados. Traz motor 2.5 16V Turbodiesel Intercooler de 130,5 cv de potência associado ao câmbio manual de seis marchas. A tração é do tipo 4x4 com reduzida e alavanca de seleção. 

O Bongo traz ainda chassi reforçado para customizá-lo como um minicaminhão ou um baú.

Roubos no primeiro trimestre de 2023: 50

Roubos no primeiro trimestre de 2024: 50

2- Fiat Ducato

Fiat Ducato
Fiat Ducato
Imagem: Divulgação

Dividindo a mesma carroceria com os furgões da Stellantis (Peugeot Boxer e Citroën Jumper), o Fiat Ducato é vendido em versões fechadas (Cargo e Maxicargo), além das combinações com janelas (Multi, Minibus Comfort e Minibus Executivo) podendo ser utilizadas por inúmeras funções, conforme a necessidade   (ambulância, motorhome, hortifruti com refrigeração etc).

Com capacidade superior de 1,5 tonelada, sua usina de força é uma 2.2 (BlueHDI), com 140 cv. A transmissão é mecânica de seis velocidades.

Roubos no primeiro trimestre de 2023: 72

Roubos no primeiro trimestre de 2024: 75

3- Hyundai HR

Hyundai HR
Hyundai HR
Imagem: Divulgação

O pequeno utilitário da Hyundai é outro recordista em furtos e roubos dada a facilidade das peças intercambiáveis. O HR é equipado com um propulsor de quatro cilindros, 2.5 turbo diesel que garante junto à caixa de mudanças manual de seis posições até 130 cv.

Comercializado só na versão GL 2.5 TGDI MT, o veículo ainda está equipado com tração 4x4, ar-condicionado, direção hidráulica progressiva, e demais itens de comodidades. Fora isso, pode ser configurado ao gosto do cliente, com baú ou carroceria.

Roubos no primeiro trimestre de 2023: 60

Roubos no primeiro trimestre de 2024: 77

4- Renault Master

Renault Master
Renault Master
Imagem: Divulgação

O Renault Master é versátil e robusto e muito usado pelos principais trabalhos de delivery como os serviços de correio na versão Furgão e van escolar, nas opções Vitré e Minibus. Além do mais, ele ainda é comercializado nas derivações Chassi, podendo instalar um baú, e Pro, todo fechado e pronto para pequenos serviços de entrega.

A motorização é a mesma para todos, ou seja, 2.3L Turbo (dCi) de 136 cv. Já o câmbio é manual de seis marchas.

Roubos no primeiro trimestre de 2023: 113 

Roubos no primeiro trimestre de 2024: 129

5- Mercedes-Benz Sprinter

Mercedes-Benz Sprinter 2023
Mercedes-Benz Sprinter 
Imagem: Divulgação

O último da lista é o preferido da criminalidade por conta de sua variedade de versões e inúmeras peças intercambiáveis, o que é um prato cheio para abastecimento no mercado ilegal.

O Mercedes-Benz Sprinter é vendido no Brasil desde o final da década de 1990 e atualmente é oferecido nas configurações Furgão Vidrado, Furgão, Chassis e Van Passageiro, todos equipados com Turbodiesel de 4 cilindros (1.950 cm3) que despeja a potência de 170 cv, graças à ajuda de uma transmissão manual de seis velocidades.

Roubos no primeiro trimestre de 2023: 81

Roubos no primeiro trimestre de 2024: 136 


Fonte: Ituran

Siga o AUTOO nas redes: | | | |

 

 

Kia Bongo

Kia Bongo

Fiat Ducato

Fiat Ducato

Hyundai HR

Hyundai HR

Kia Bongo

Kia Bongo

Renault Master

Renault Master

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

VEJA TAMBÉM