Kia revela nova plataforma modular na CES, em Las Vegas (EUA)
Chamada de PBV, pode se adaptar a diferentes tipos de usos, como transporte de carga ou carro de passeio
Comente e compartilhe
Na edição de 2024 da Consumer Electronics Show (CES), entre os dias 9 e 12 de janeiro, a Kia revela sua nova plataforma denominada Platform Beyond Vehicle (PBV). A proposta central da plataforma é a criação de veículos modulares, capazes de se adaptarem a uma variedade de usos, desde transporte de carga até serviços de táxi e aventuras de fim de semana, eliminando a necessidade de possuir múltiplos automóveis.
VEJA TAMBÉM:
- Volkswagen mostra protótipo do Golf renovado na CES, em Las Vegas (EUA)
- LG mostrará telas dobráveis e deslizantes na CES, nos EUA
A fabricante está buscando facilitar a vida dos clientes, oferecendo flexibilidade e personalização excepcionais por meio da modularização radical, "Os PBVs da Kia iniciarão uma nova era de soluções diárias e personalizadas para negócios e estilo de vida". Expressa Karim Habib, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Design Global da Kia.
A Kia vê os PBVs como peças-chave nas ambições do Grupo Hyundai em robótica, Mobilidade Avançada do Ar (AAM) e direção autônoma. Essa integração está alinhada com a estratégia Software-to-Everything (SDx) do Hyundai Motor Group.
O primeiro modelo lançado pela fabricante com base na plataforma será o PV5, um veículo elétrico projetado para chamadas, entregas e serviços públicos.
Com planos ambiciosos, a Kia tem a intenção de expandir sua linha de veículos modulares, evoluindo para plataformas de mobilidade baseadas em inteligência artificial. As variantes PV7 e PV1 estão entre os próximos desenvolvimentos, oferecendo soluções personalizáveis e distintas.