Lada Niva não morreu e ?atualizado para 2020
Utilitário da década de 1970 chegou a fazer sucesso no Brasil após a reabertura das importações em nosso mercado
Comente e compartilhe
Apesar de não ser mais vendido no Brasil, o Lada Niva conquistou uma legião de fãs por aqui com sua grande capacidade off-road após a reabertura das importações em nosso mercado no início da década de 1990. O modelo russo que tem sua origem em 1977 não só ainda é oferecido por lá como recebeu uma repaginada no visual.
A linha 2020 do modelo, atualmente vendida na Rússia como Lada 4x4, recebeu melhorias nos acabamentos internos em itens como os novos bancos e, pasmem, uma luz de cortesia interna mais moderna e até aquecimento para os bancos. Por fora, a alteração mais notável nesse "SUV raiz" foi a incorporação dos faróis de neblina ao para-choque dianteiro.
Por outro lado, a motorização segue com poucas mudanças. O propulsor 1.7 a gasolina entrega cerca de 84 cv de potência e é sempre associado a um câmbio manual de 5 marchas. Assim como no carro que foi vendido no Brasil, o sistema de tração é 4x4 em tempo integral, acionado por alavanca e com reduzida. A Lada declara uma aceleração de 0 a 100 km/h em 17 s e velocidade máxima de 142 km/h. Ainda não foram informados os preços da “novidade” na Rússia.
Comente e compartilhe
Thiago ?jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva