Mercedes-Benz revela o CLS Shooting Brake
Perua esportiva antecipa nova geração do modelo mais ousado da marca
Os chineses estão mesmo com tudo. O fato de terem se tornado o maior mercado de automóveis do mundo – claro, com uma ajudinha dos americanos que viram suas vendas despencarem – tornou o país o oásis para algumas das marcas mais importantes do segmento.
Não é para menos que o Salão de Pequim, marcado para os dias 25 de abril a 2 de maio, virou palco mundial de lançamentos. A Mercedes-Benz, por exemplo, escolheu o evento para mostrar o CLS Shooting Brake Concept.
O protótipo antecipa as linhas da 2ª geração do CLS, o cupê de quatro portas que criou o segmento, mas a Mercedes preferiu mostrar uma nova proposta, de perua esportiva. Como na geração anterior, as linhas do CLS são esguias e musculosas. O teto curvo e as laterais altas também marcam presença, mas a frente adota a grade frontal do esportivo SLS AMG, que deve pautar todos os modelos mais fortes da marca alemã daqui para frente.
Faróis dinâmicos
Com o Shooting Brake, a Mercedes passará a ter um rival à altura do Série 5 Gran Turismo, da rival BMW. Ou seja, unir a dirigibilidade mais ágil de um esportivo à versatilidade das peruas.
O protótipo está equipado com motor V6 de 3.5 litros com 306 cv e cerca de 37 kgfm de torque e se enquadra no conceito BlueEfficiency que engloba vários padrões de economia de combustível e redução de emissão de poluentes tais como o sistema Start-Stop e os freios regenerativos.
Mas a novidade tecnológica trazida pelo CLS é o sistema de iluminação dinâmica, composto por luzes de LEDs. Graças à ele, o modelo tem apenas um conjunto de faróis que podem ser ajustados para cinco modos de diferentes de iluminação, desde uso numa rodovia até em trechos sinuosos, dispensando os faróis auxiliares.
A expectativa é que o CLS de nova geração seja revelado nas suas formas definitivas no Salão de Paris, em setembro.