Novo Honda Civic Si perde potência, mas oferece câmbio manual avançado
11?geração do modelo ganha versão esportiva nos EUA com a carroceria sed?e aposta em visual discreto
Comente e compartilhe
O novo Honda Civic Si foi revelado nos Estados Unidos nesta terça-feira (19).
Baseada na 11ª geração do modelo, a versão esportiva manteve o visual mais sóbrio, que marca a nova fase do carro.
O motor 1.5 turbo também foi mantido, mas com 203 cv (ante 208 cv do anterior) e 26,5 kgfm de torque (o anterior tinha 28,5 kgfm).
A transmissão é manual de seis marchas e passa a ter o sistema de sincronização de rotação que equipava o Civic Type-R. Com isso, durante a condução esportiva, o carro segura o giro do motor em uma faixa mais elevada para facilitar a entrada de uma marcha mais baixa, caso necessário.
Essa manobra normalmente é feita pelo condutor, sendo necessário realizar o famoso punta-tacco, quando embreagem, freio e acelerador são operados de forma conjunta.
No caso do Civic Si, esse processo é feito pelo próprio gerenciamento eletrônico do motor e câmbio.
Elementos esportivos
Embora seja discreto no visual, o Civic Si tem alguns elementos exclusivos. É o caso dos logotipos na grade dianteira e tampa do porta-malas, bem como as rodas de 18 polegadas em preto fosco e o aerofólio traseiro.
Internamente, a cabine conta com bancos inteiriços esportivos e com o nome da versão bordada nos encostos de cabeça embutidos. Já o painel tem acabamento em colmeia nas saídas de ar, detalhes em black piano e materiais que imitam aço escovado no console central. As costuras em vermelho são abundantes e estão presentes no painel, nos bancos, no volante e na alavanca de câmbio.
A central multimídia de nove polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay chama a atenção no centro do painel, sendo integrada ao sistema de som assinado pela Bose com 12 alto-falantes. Outra tela, de sete polegadas, ocupa o lugar do painel de instrumentos.
Segurança
Assim como os demais modelos do sedã, a segurança foi reforçada nesta nova geração do Civic Si. O modelo é equipado com a nova tecnologia da Honda que reforça a cabine contra colisões, além dos equipamentos do Honda Sensing de segurança ativa e assistência ao motorista. Por meio de uma câmera única, o carro consegue prolongar o campo de visão e identificar pedestres, ciclistas e outros veículos para evitar colisões e atropelamentos.
Por enquanto, o Honda Civic passa por um momento de incertezas no Brasil. Há rumores cada vez mais fortes sobre o fim da produção do modelo atual, o que faria a nova geração ser importada. No entanto, nenhum posicionamento oficial da Honda foi feito até o momento.