Novo Malibu muda um ano após ser lançado
Segundo imprensa americana, reestilização foi motivada pela baixa procura do modelo
A General Motors anunciou que o Malibu passou por uma leve cirurgia plástica ainda em sua adolescência, pouco mais de um ano depois de sua oitava geração ter sido lançada. Tal mudança precoce vem com o objetivo de impulsionar o sedã no mercado norte-americano, onde tem uma feroz concorrência.
A intenção é alavancar a posição do veículo no ranking norte-americano, onde figura entre os últimos do seu segmento - em 2013, emplacou menos que a metade que seu concorrente Toyota Camry, segundo o The Wall Street Journal. Posição nada agradável ao carrão num mercado onde até mesmo o novo Nissan Altima surpreendeu e emplacou quase o dobro que o modelo, em maio deste ano.
O novo sedã grande da Chevrolet recebeu refinamentos para tentar reverter a baixa procura, como frente e console redesenhados, aumento no espaço traseiro e sistema start/stop (o que o torna cerca de 4% mais eficiente no consumo de combustível). A sua nova suspensão é proveniente do sedã Impala, e o Malibu ainda vem com dez airbags de série.
O Malibu pode vir com motorização 2.5 litros de 196 cv com controle de válvulas variáveis ou na versão mais potente com um 2.0 turbo de 259 cv, agora com 14% mais de torque que seu predecessor. O alerta de zona cega lateral, assim como sensores que detectam tráfego na retaguarda do carro (RCTA) também são oferecidos. O sedã ainda vem com opção de câmera traseira para auxílio em manobras.
A GM do Brasil revelou que a mudança é exclusiva para o mercado norte americano. O sedã tem previsão de lançamento por aqui no segundo semestre deste ano.