Sonho meu: novo Nissan X-Trail passa direto pelo Brasil e desembarca na Argentina
SUV médio tem sido vendido no país vizinho desde 2004. Por aqui, modelo chegou a ser comercializado at?o começo da década passada, mas com vendas modestas
Comente e compartilhe
Um dos modelos mais vendidos da Nissan no mundo, o SUV médio X-Trail tem sido cogitado no Brasil por vários anos. O modelo teve uma breve e discreta passagem pelo nosso mercado no final dos anos 2000 – em 2010 a marca japonesa desistiu de importá-lo.
De lá para cá, o utilitário esportivo ganhou novas e cada vez mais interessantes gerações, mas nem isso foi o suficiente para a filial brasileira bater o martelo sobre seu retorno.
Nesse meio tempo, nossos vizinhos argentinos têm desfrutado da possibilidade de adquirir o X-Trail e que acaba de chegar ao país em sua nova geração.
VEJA TAMBÉM:
Na Argentina, a Nissan vende o X-Trail desde 2004, sendo a nova sua 4ª geração no país.
A versão em questão é a equipada com a tecnologia e-Power, que possui dois motores elétricos com 205 cv de potência 330 Nm de torque. Eles são alimentados por uma bateria que é carregada por um motor a gasolina turboalimentado.
Ou seja, o X-Trail funciona a todo momento como elétrico, embora mantenha o motor a gasolina em funcionamento quando é necessário recuperar a carga da bateria. Por conta disso, a autonomia do SUV é 50% maior na cidade que um veículo convencional do mesmo porte.
O X-Trail conta ainda com uma tração e-4orce, que distribui o torque, potência e frenagem nos dois eixos.
Duas versões à venda
O visual do SUV não chega a surpreender, porém, traz uma solução estética de iluminação frontal bastante característica, com dois conjuntos de luzes de LEDs e um para-choque bastante elevado.
Por dentro o painel também não inova: tem telas digitais para o cluster e central multimídia mas com uma disposição convencional. A Nissan, no entanto, parece mais focada em oferecer um veículo confiável, moderno e bem equipado a optar por soluções estéticas exageradas.
O preço do X-Trail e-Power na Argentina é de quase 30 milhões de pesos, cerca de R$ 550 mil. A versão a gasolina sai por bem menos (17,7 mihões de peso), algo como R$ 325 mil numa conversão direta.
Vale lembrar que a Argentina continua passando por uma grave crise financeira, que desvalorizou a moeda de forma significativa, portanto, comparações com o Brasil não são exatamente precisas.
Mas se serve de parâmetro, um Jeep Commander custa quase 17 milhões de pesos no vizinho, sinal que o X-Trail consegue um preço competitivo contra um produto brasileiro.
Comente e compartilhe
Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis