Novo Toyota Yaris para mercados emergentes estreia em 2022, diz revista
Próxima geração do compacto far?sua estreia inicialmente em mercados asiáticos
Comente e compartilhe
O Yaris é um caso à parte na Toyota. Embora seja vendido em diversos mercados onde a marca atua, o compacto tem duas versões: o modelo europeu e o comercializado em mercados emergentes, como a Tailândia e o Brasil.
Para tentar tirar um pouco do atraso em relação ao ‘irmão’ da Europa, a fabricante está desenvolvendo a nova geração do Yaris tailandês. De acordo com informações da revista Autocar India, o projeto deve ser revelado em agosto de 2022 no continente asiático.
Desde sua introdução, há oito anos, o hatch passou por três atualizações - sendo a última delas em 2018.
Mais seguro e moderno
Além de ganhar um design inteiramente novo, o Yaris também vai ter modificações significativas na versão sedã, que será feita sobre a plataforma DNGA.
Essa base é uma variação da conhecida TNGA, aproveitada em modelos como o Toyota Corolla, e que na Ásia é aplicada em modelos como o SUV compacto Raize.
O apelo da arquitetura DNGA reside no maior foco com o baixo custo final do veículo, uma vez que foi concebida para viabilizar projetos de automóveis mais acessíveis.
A plataforma também é aproveitada pela Daihatsu (controlada pela Toyota) e já surgiu em um sedã, o conceito DN-F Sedan, de 2017.
Enquanto isso, a nova geração do Yaris asiático é conhecida internamente pelo codinome D92A, com a letra “D” sugerindo o uso da nova base, que seria aproveitada em futuros modelos para mercados emergentes.
Segundo a publicação, a plataforma fará com que o novo Yaris seja mais leve, tenha rigidez estrutural superior e seja mais seguro.
Ainda não há dados sobre motorizações, mas é provável que o compacto traga as mesmas opções do SUV compacto Raize.
Por isso entenda-se os motores 1.0 turbo (que entrega 98 cv) e 1.5 movidos a gasolina. Existe ainda a possibilidade de uma motorização híbrida equipar o novo Yaris.