Novo Volkswagen Tiguan chega ?Europa com híbrido de maior alcance
SUV começar?a ser vendido somente no ano que vem e fica mais longe do Brasil, que ainda receber?o antigo
Comente e compartilhe
A Volkswagen revelou os detalhes da nova geração do Tiguan para o mercado europeu e confirmou os detalhes vazados anteriormente. Saem as linhas retas e entram as arredondadas. A grade dá lugar a uma barra fechada e iluminada e deixa a entrada de ar para o motor no para-choque.
As laterais também destoam do que estamos acostumados de ver na linha Volkswagen com os para-lamas arqueados, mas a traseira com lanternas ligadas de ponta a ponta por uma barra não se difere muito do que já vemos em T-Cross e Nivus.
Por dentro o que chama a atenção é o tablet de 15 polegadas que concentra informações do ar-condicionado, do navegador GPS, do sistema de áudio e do assistente de voz da marca, o IDA. Os ocupantes podem pedir para o equipamento mudar a temperatura do ar-condicionado ou executar comandos no sistema de som.
Caso prefira, há um seletor giratório no console com uma pequena tela, mais ou menos onde ficaria a alavanca do câmbio —que foi para a coluna de direção—, capaz de controlar o volume do rádio, o computador de bordo e até qual cor será usada na iluminação interna. A tela redonda do botão muda conforme a função usada.
Debaixo do capô, a novidade é a nova motorização híbrida plug-in, que pode ser recarregada em estações de carga. Agora o Tiguan usa bateria de 19,7 kWh que sustenta o motor elétrico por 100 km antes de acionar o motor a gasolina 1.5 turbo. São duas configurações que entregam potências combinadas de 204 cv ou de 272 cv.
Há também uma opção 1.5 turbo com sistema híbrido leve, que usa um pequeno motor elétrico para ajudar no desempenho e na economia de combustível. Pode ter 130 cv ou 1.50 cv.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
São também duas opções do 2.0 turbo com tração nas quatro rodas 4Motion, uma com 204 cv e outra com 265 cv. A marca afirmou que o sistema que controla a tração foi atualizado para reduzir vibrações.
O novo Tiguan, no entanto, está longe do Brasil, onde a marca anunciou que a versão atual, importada do México, vai voltar a ser vendida por aqui com uma leve reestilização.
Nos Estados Unidos se cogita que a versão alongada, com três fileiras de bancos e sete lugares, chegue no ano que vem. Se confirmada a fabricação no México, o Brasil entraria na fila para receber o modelo, mas isso pode demorar, afinal, as vendas na Europa só começam no primeiro trimestre do ano que vem.
Comente e compartilhe
Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023