Oficial: Lada Niva volta a ser vendido após 18 anos
Enquanto o jipe original nunca deixou de ser fabricado, precisou mudar de nome por conta de uma parceria com a Chevrolet
Comente e compartilhe
A Lada foi uma das primeiras marcas a desembarcar no Brasil após a reabertura das importações no início da década de 1990 e o Niva era uma das opções oferecidas. Com grandes capacidades no off-road, criou uma legião de fãs por aqui, mas deixou de ser oferecido ainda em meados daquela década. No entanto, sua vida continuou sem nenhuma alteração grande na Rússia.
Por lá, o modelo continua sendo comercializado praticamente da mesma forma que o como era oferecido aqui há 25 anos. No entanto, seu nome mudou para Lada 4x4. Isso ocorreu porque a marca russa e a General Motors firmaram um acordo com em 2002 para que o nome Niva fosse utilizado em um outro SUV da Chevrolet por lá.
Esse acordo acaba agora em 2020 e os russos não perderam tempo em retomar a famosa nomenclatura. Foi anunciado que a Lada passará a oferecer o SUV que era vendido como Chevrolet Niva por lá com fabricação própria e um facelift. Além disso, o novo carro adotará um nome levemente modificado para aquele mercado: Niva Travel.
O SUV que era da Chevrolet recebeu mudanças na dianteira, que agora lembra muito o novo Toyota RAV4. A marca ainda não divulgou todas as informações nem as imagens da cabine, que também teria mudado, mas confirmou que o motor será o mesmo 1.7 de 82 cv de potência e 13,7 kgfm de torque do Niva original à venda na Rússia. A tração será 4x4 permanente.
Comente e compartilhe
Thiago ?jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva