Os 10 carros que chegam em 2018 e valem a espera
No próximo ano, o mercado brasileiro terá várias novidades que prometem mudar o panorama das ruas
Comente e compartilhe
Já estamos rumando para o fim de 2017 e, com ele, imaginando o que nos aguarda em 2018. Ao menos em matéria de novos carros teremos novidades que prometem. Com o fim do Inovar-Auto, o programa de incentivo à indústria automobilística nacional que barrou vários veículos estrangeiros no Brasil, espera-se que a variedade de produtos aumente, embora não em uma velocidade elevada.
Os preços também não devem cair com o fim de alguns subsídios à indústria. E mesmo que o Rota 2030 seja aprovado, o sucessor do Inovar Auto também deve seguir a prática de aumentar impostos para depois tirá-los de quem investir no país e em tecnologia.
Ainda assim, dá para comemorar a chegada de veículos mais modernos e globais, ou seja, nada de nota zero em teste de impacto ou acabamento inferior – espera-se. AUTOO selecionou 10 desses lançamentos prometidos para 2018. Confira nossa lista e veja se algum deles vale a esperar.
Citroën C4 Cactus (estimado em março de 2018)
A Citroën tentou participar do mercado de SUVs compactos com o Aircross, mas ele não passa de uma minivan com ares aventureiros. No ano que vem, no entanto, finalmente a marca francesa vai ter um utilitário esportivo para chamar de seu. O C4 Cactus já está rodando em testes finais antes de entrar em produção. Como o site apurou, o SUV deverá ser lançado entre o fim do primeiro trimestre e começo do segundo. Ele será produzido em Porto Real e contará com um pacote mecânico de eficiência comprovada, o motor THP 1.6 e o câmbio automático de 6 marchas. Além disso, claro, vai ser o design único dos franceses além de soluções um tanto exóticas no bom sentido.
Fiat Cronos (estimado em janeiro de 2018)
O sedã derivado do Argo já mostrou um pouco dos seus traços que devem ter boas diferenças em relação ao hatch. É a resposta da Fiat para um segmento hoje dominado pelo Chevrolet Prisma. Além do design mais refinado, o sedã também deve fazer uso dos motores 1.8 e 1.3 do Argo – assim como as opções de transmissão automática e automatizada. Já o motor 1.0 deve ficar de fora por falta de interessados. A chegada do Cronos em janeiro de 2018 é uma boa notícia para uma marca que não conseguiu emplacar o Linea e o Grand Siena.
Kia Rio (confirmado em março de 2018)
Depois de amargar cinco anos de vendas magras durante o Inovar Auto, a marca coreana Kia está esfregando as mãos de olho no fim dos 30 pontos extras de IPI. E agora ela tem um argumento ainda melhor do que o dos tempos em que a dupla Soul e Cerato vendia muito. É que a Kia abriu uma fábrica no México em 2016 e poderá se aproveitar do acordo comercial com o país para trazer o Rio em versões hatch e sedã ao Brasil. Produzidos com foco nos EUA, os dois carros são bastante atraentes e bem equipados. A promessa é cheguem até março do ano que vem.
Renault Koleos (2018 sem data definida)
No Salão do Automóvel de 2016, a Renault apresentou três ‘SUVs’ diferentes para o Brasil, o Captur, o Kwid (mais hatch aventureiro na verdade) e o imenso Koleos. O SUV de porte médio deveria ter sio lançado este ano, mas a montadora decidiu postergar sua importação por conta do mercado ainda em recuperação. O Koleos é uma exceção numa linha de carros voltada para mercados emergentes. Nascido e produzido na Europa, ele é equipado com motor 2.5 litros de 182 cv e acabamento mais caprichado para buscar um cliente que hoje nem entra nas concessionárias da Renault. Ou seja, vai brigar na seara do Jeep Compass, Hyundai ix35 e Chevrolet Equinox. O modelo deve chegar em 2018, mas sem mês revelado.
Toyota Yaris (segundo semestre de 2018)
Está aí um carro longamente aguardado no Brasil. O Yaris já namorou nosso mercado várias vezes, mas agora é para valer. A Toyota já prepara a fábrica de Sorocaba para produzir o compacto premium no segundo semestre de 2018. Modelo global, o Yaris tem várias caras, mas a nossa deverá ser parecida com a tailandesa. Não é a mais inspirada, mas também passa longe das menos atraentes. A missão do Yaris é fazer a ligação entre o Etios e o Corolla, que custa bem mais que compacto. Mais que espaço interno, o Yaris vai tentar atrair pela lista de equipamentos e pelo estilo mais jovial – ou seja, deixe o Etios para os clientes racionais.
Volkswagen Jetta (cotado para 2018)
O Novo Jetta é o primeiro de uma lista de quatro carros novos que a Volkswagen deverá lançar no Brasil em 2018. O sedã médio ainda não foi revelado mas flagras recentes mostram um carro muito grande e mais sofisticado. Ou seja, assim como a Volks chama o Polo de “mini-Golf” é capaz de apelidar o novo Jetta de “mini-Passat”. Embora ainda não se saiba muito a respeito dele, a expectativa é que seja revelado nas próximas semanas e comece a ser produzido no ano que vem. No Brasil, pode chegar em 2018 e ocupar uma faixa de mercado que hoje já beira os 100 mil reais.
Volkswagen Virtus (confirmado em janeiro de 2018)
A primeira novidade da Volks em 2018 é o Virtus. O sedã do Polo (ex-Polo Sedan) manteve vários aspectos do hatch como parte dos motores e transmissão, painel e visual, mas tem detalhes próprios e o principal, um enorme entreeixos de 2,65 m, equivalente ao de sedãs médios. Em outras palavras, vai cobrir uma faixa do mercado onde o Voyage mais caro está e também parte da demanda do Jetta mais simples. O estilo ao menos já é uma certeza: um dos mais belos carros projetados pela Volkswagen.
Volkswagen Tiguan Allspace (confirmado em março de 2018)
Como se vê, a indústria automobilística tem o costume de fazer os modelos crescer de geração em geração. O Tiguan, por exemplo, tem hoje quase o mesmo tamanho de SUVs compactos como o HR-V e o Creta. A nova geração, no entanto, cresceu e é sua maior versão que chegará ao Brasil em 2018, chamado de Tiguan Allspace, para sete passageiros. Também mexicano, o SUV médio será importado em condições competitivas ao país.
Volkswagen T-Cross – (estimado em segundo semestre de 2018)
Não estranhe a sopa de letras que existe hoje entre os projetos de SUVs compactos da Volkswagen. A fabricante alemã está desenvolvendo vários modelos ao mesmo tempo, na ânsia de recuperar o tempo perdido. No Brasil, tudo indica que esse “jipinho” será batizado de T-Cross. Sua produção, assim como de uma inédita picape do porte da Fiat Toro, ocorrerá na fábrica de São Jose dos Pinhais, no Paraná. Além dele, a VW também prepara outro SUV um pouco maior e que sairá da filial argentina. Para quem não tinha nada nas mãos, a Volks vai sobrar em matéria de SUVs.
Volvo XC40 – (confirmado em março de 2018)
Talvez o XC40 não chame tanta a sua atenção, mas deveria. O menor SUV da Volvo começou a ser fabricado nesta semana estreará no Brasil em março do ano que vem com a meta de popularizar a marca sueca no mundo. Popularizar, claro, no mercado premium... Os suecos e seus parceiros chineses têm planos ambiciosos para os próximos anos e o XC40 tem tudo para atrair uma clientela que hoje não tem condições de ter um Volvo na garagem. Certamente, veremos mais deles rodando pelo Brasil em 2018.
Comente e compartilhe
Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis