Pedágio Free Flow entra em operação e pode garantir at?70% de desconto
Três pontos da BR-101 no Rio de Janeiro passam a oferecer a tecnologia
Desde o último dia 31 de março uma nova forma de cobrança de pedágio está em operação no Brasil.
Trata-se da modalidade Free Flow, prevista na Lei 14.157 sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2021.
O sistema Free Flow, ou livre passagem, elimina a necessidade de praças de pedágio e realiza a identificação automática dos veículos por meio de radares fotográficos.
Outra vantagem do Free Flow é que os motoristas não precisam reduzir a velocidade ao passar pelas estruturas de identificação, favorecendo o fluxo nas estradas.
O sistema de livre passagem também permitirá a cobrança de tarifas de acordo com o trecho percorrido, o que pode resultar em valores menores para alguns usuários.
VEJA TAMBÉM:
- O que fazer ao comprar ou vender um carro usado? Confira 10 dicas
- mobizapSP: app da Prefeitura de São Paulo promete preços menores do que Uber e 99
A BR-101 tornou-se a primeira rodovia a operar o sistema Free Flow, com pontos de cobrança no Km 414, em Itaguaí; no Km 447, em Mangaratiba, e no Km 538, em Paraty, todos no Rio de Janeiro.
Os proprietários de veículos com tags de pagamento automático, já utilizadas nas praças de pedágio convencionais, terão as cobranças do sistema Free Flow lançadas diretamente em sua conta.
Os demais motoristas terão que fazer o pós-pagamento da tarifa de pedágio por meio de canais digitais disponibilizados pelas concessionárias, como site, aplicativo ou chatbot. Cada concessionária pode adotar ainda regras específicas.
Segundo a ConectCar, empresa que opera meios de pagamento, todos os veículos com tags contarão, automaticamente, com uma redução de 5% no valor cobrado por tarifa.
Os automóveis de passeio, por sua vez, terão descontos progressivos a partir da segunda passagem no mesmo pórtico dentro do mesmo mês e na mesma direção, podendo chegar a até 70% de abatimento sobre a tarifa padrão.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |