Picape da JAC ?barrada na China
Ford consegue impedir lançamento da 4R3, cópia da F150, durante o Salão de Pequim
Que alguns carros chineses passam um pouco dos limites nas “semelhanças” com modelos já conhecidos no mercado, não é novidade para ninguém. A JAC, por exemplo, apesar de comercializar veículos projetados pelo estúdio italiano de design Pininfarina aqui no Brasil, também padeceu no mesmo erro na China.
A picape 4R3, uma cópia quase idêntica da Ford F150, estava com lançamento agendado para o Salão de Pequim de 2012, mas não foi dessa vez. Sabem por quê? Porque a fabricante americana conseguiu proteger-se e evitou a apresentação da "réplica" usando patentes do produto como escudo.
Veja mais: Veja os clones do Salão de Pequim, na China
O CEO da Propriedade Tecnológica e Intelectual da Ford, Bill Coughlin, disse em entrevista ao programa americano que a Ford não será copiada na China. “Você precisa de patentes e elas são específicas para o país, então você precisa registrar patentes na China também e, francamente, nós produzimos um belo portfólio tentando nos proteger”, disse o executivo.
Conforme você conferiu no AUTOO, os plágios chineses surgem todos os anos. Durante o último Salão de Pequim, a quantidade foi reduzida, mostrando que a indústria chinesa passa por mudanças e amadurecimentos, mas os resquícios permanecem.