Porsche Cayenne bate recorde ao rebocar um Airbus A380
SUV alemão conseguiu deslocar o maior avião de passageiros do mundo por 42 metros, entrando para o Guinness Book
Comente e compartilhe
A Land Rover já colocou um dos seus veículos para puxar um trem e esses desafios não são assim tão incomuns. Mas a Porsche resolveu entrar para o Guinness Book ao rebocar nada menos que um , o maior avião de passageiros do mundo.
O modelo escolhido para a façanha foi o SUV Cayenne na versão S turbodiesel, com 385 cv de potência e cerca de 85 kgfm de torque. A companhia aérea Air France cedeu um dos seus 10 exemplares do A380 para o desafio ocorrido no Aeroporto Charles De Gaulle, nos arredores de Paris, na França.
A tarefa de tirar o gigante avião de 285 toneladas - que não estava com o peso máxim de decolagem, é verdade - coube ao técnico britânico Richard Payne, da Porsche. Devidamente preso ao jato de quatro turbinas e 73 metros de comprimento (contra os 4,8 metros do Cayenne), Payne iniciou o ‘taxiamento’, como se fosse um desses potentes tratores vistos em aeroportos mundo afora (acompanhe o vídeo abaixo).
"Fiquei tão aliviado! Pode-se dizer que foi um trabalho difícil, mas o Cayenne não reclamou. Meus espelhos estavam cheios de Airbus, o que era interessante. Nossos carros podem ir um pouco além do que nossos clientes podem esperar, mas mesmo assim, o que o Cayenne fez hoje foi notável. Nós dirigimos o carro aqui de Londres e eu planejo levá-lo para casa novamente após ter rebocado um A380.", explicou Payne.
Foram 42 metros de deslocamento, suficientes para conferior ao Cayenne o direito de entrar para o Guinness Book of Records, superando o recorde anterior que era 115 toneladas inferior à marca da Porsche. A marca, aliás, não se deu por satisfeita, e repetiu o feito com outra versão do Cayenne, a Turbo S, a gasolina.
Comente e compartilhe
Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis