Porsche lança novo Macan EV; veja os 5 SUVs elétricos mais rápidos do mundo
Novo modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos na versão topo de linha Turbo
Comente e compartilhe
A Porsche lança o novo Macan elétrico, que se torna um dos SUVs elétricos mais rápidos do mundo. Com uma série de recursos, a nova geração do modelo passa a ser movida apenas a eletricidade, deixando de lado os motores a combustão.
VEJA TAMBÉM:
- Kia confirma que SUV elétrico EV9 chega ao Brasil no 1º semestre
- SUV elétrico roda mais de 7 mil km com 18 recargas e bate recorde
Além do novo Macan EV, há outros rivais que também estão entre os utilitários esportivos elétricos mais rápidos que se tem notícia, alguns conseguem ter desempenho até melhor do que muitos supercarros movidos a gasolina. Confira a seguir os 5 SUV elétricos que aceleram de 0 a 100 km/h em menos tempo hoje em dia.
5- Porsche Macan Turbo EV
Imagem: Divulgação
Agora movido apenas a eletricidade, o Macan EV é lançado em duas versões, o Macan 4 e o Macan Turbo. Este último entra para a lista dos SUVs elétricos mais rápidos do mundo, com 630 cv e nada menos que 115 kgfm de torque máximo, números para atingir 259 km/h e para ir de 0 a 100 km/h em menos 3,1 segundos, o que é praticamente o mesmo que o 911 GT3 consegue fazer (3,2 s).
A Porsche incorpora uma série de recursos para ajudá-lo a acompanhar as curvas também. Cada Macan está equipado com um diferencial traseiro Porsche Torque Vectoring (PTV). Na versão Turbo, existe uma versão ainda mais avançada chamada PTV Plus, que permite que o motor traseiro funcione como um diferencial bloqueado.
4- Rivian R1S
Lançado em 2022, o Rivian R1S e a picape R1T foram considerados um dos projetos de modelos elétricos mais ambiciosos e engenhosos em mais de uma década. O SUV vem com potentes motores elétricos da Bosch, que rendem ao todo nada menos que 835 cv e brutais 125,6 kgfm de torque, força que fica disponível ao encostar o pé no acelerador.
Além de ter um desempenho arrebatador, o Rivian R1S também pode ser considerado um utilitário esportivo versátil, prático e que são indicados para aqueles que procuram um veículo capaz de enfrentar caminhos de terra com os mais variados tipos de obstáculos. Para ir de 0 a 100 km/h, precisa de apenas 3,1 segundos.
3- Lotus Eletre R
O SUV da marca inglesa começou a ser fabricado no ano passado com dois motores elétricos que juntos chegam a gerar 905 cavalos e nada desprezíveis 100,4 kgfm de torque, o que é mais de 10 vezes a força que consegue gerar um motor 1.0 aspirado a combustão. De acordo com a fabricante, o SUV precisa de apenas 2,9 segundoo para acelerar de 0 a 100 km/h e com velocidade máxima de 265 km/h.
Com sistema elétrico de 800 Volts, o Lotus Eletre R tem autonomia estimada em 489 km pelo ciclo WLTP e precisa de apenas de 20 minutos para ter as baterias recarregadas de 20% para 80% da carga total em carregadores rápidos.
2 - Tesla X Plaid
A famosa marca norte-americana fundada por Elon Musk logo se tornou uma das referências em SUVs elétricos de alto desemopenho. E o Model X vem se aperfeiçoando quando o assunto é desempenho ano após ano.
Com isso, o Model X Plaid chega em 2024 para disputar no topo da lista dos SUVs mais rápidos do mundo hoje em dia, com motores que somam mais de 1000 cv e 104 kgfm de torque, força e potência para acelerar de 0 a 100 km/h em meros 2,5 segundos, de acordo com dados da fabricante.
1- Faraday Future FF91
O SUV demorou para ter iniciada sua produção, com espera de 5 anos, entre 2018 e 2023. Mas valeu a pena, ja que o carro vem com três motores elétricos que somam 1050 cv, o que é a maior potência da categoria. Além disso, o modelo vem com uma série recursos interessantes, entre os quais de direção autônoma.
Para ir de 0 a 100 km/h o FF91 precisa de apenas 2,4 segundos, com máxima de 250 km/h. E não é porque tem desempenho de tirar o fôlego que a autonomia precisa ser baixa. A fabricante diz que o carro pode rodar 613 km com uma carga completa, de acordo com o ciclo WLTP, o que também o deixa na lista dos mais eficientes.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Comente e compartilhe
Jornalista h?mais de 20 anos, j?acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana