Projeto D03B pode ser o inédito SUV compacto da Toyota no Brasil
Modelo est?previsto para estrear na Ásia no fim deste ano
Comente e compartilhe
O site tailandês apresentou uma importante apuração na última quarta-feira (8).
Segundo o veículo, a Toyota está preparando um inédito SUV compacto utilizando como base a mesma plataforma (DNGA) do recém-lançado Yaris Ativ asiático.
Tal modelo atende pelo nome de projeto D03B e será destinado a mercados emergentes, o que claramente aproxima a novidade do Brasil.
Já é praticamente certo que a Toyota prepara a nacionalização de um novo veículo, a ser produzido em Sorocaba (SP), e o projeto D03B reúne algumas características que condizem com a estratégia da marca japonesa para nosso mercado.
Além do projeto em si, que deverá contemplar características valorizadas tanto pelo público asiático quanto brasileiro, como o amplo espaço interno, o projeto D03B focará também em tecnologias de propulsão eletrificada mais acessíveis.
Tal informação vai ao encontro de posicionamentos recentes da Toyota em que a marca defende o acesso da mecânica híbrida a um número maior de consumidores.
A apuração do HeadLight Magazine informa que o projeto D03B pode trazer sob o capô o motor 1.5 aspirado em seus catálogo mais acessíveis.
Já as versões mais caras deverão tomar o mesmo propulsor térmico como base, porém formando um sistema híbrido chamado e-Smart.
No caso do e-Smart, a ideia é oferecer uma mecânica híbrida em série, ou seja, o motor 1.5 a combustão não é o responsável por movimentar o veículo, ficando responsável apenas por gerar a energia elétrica para abastecer a bateria principal do sistema. Trata-se de uma tecnologia nos mesmos moldes da Nissan e-Power, por exemplo, na qual o automóvel é tracionado por um propulsor elétrico.
A grande vantagem de um híbrido em série é o uso ainda menor de combustível em relação a um híbrido em paralelo, uma vez que o motor térmico trabalha sempre em seu regime ideal de rotações para privilegiar o baixo consumo.
Moderna e pronta para eletrificação, a plataforma DNGA também confere nível superior de segurança, baixo ruído e otimização do comportamento dinâmico, sendo concebida para manter soluções que ajudam a reduzir o preço dos veículos, como a suspensão traseira com eixo de torção.
Vale lembrar que, na Índia, a Toyota lançou na metade de 2022 o Urban Cruiser Hyryder, SUV compacto com credenciais que também o posicionariam como uma boa alternativa da marca para o segmento também aqui no Brasil.
Ainda sem um nome definido, a previsão é que o projeto D03B deverá ser apresentado na Ásia entre o fim do terceiro trimestre e o começo do quarto trimestre deste ano. Não sabemos, porém, se a novidade pode surgir antes no Brasil, caso ele seja o escolhido para nosso país. De qualquer forma, vamos acompanhar de perto as evoluções do projeto.
Comente e compartilhe
O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e est??frente dos portais AUTOO e MOTOO. ?o expert em aconselhar a compra de automóveis