Projeto permite converter Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid em veículos elétricos
Stellantis e empresas nacionais desenvolvem projeto de retrofit elétrico para os dois modelos
Comente e compartilhe
A Stellantis em parceria com a Weg, FuelTech e o SENAI estão avançando em um interessante projeto envolvendo comerciais leves novos e usados.
A iniciativa contempla o desenvolvimento de um retrofit elétrico pensado para o Fiat Fiorino e seu irmão gêmeo Peugeot Partner Rapid.
Segundo a Stellantis detalha, na etapa atual do programa de desenvolvimento é feita a remoção do conjunto mecânico a combustão e instalado um kit de conversão e o conjunto de baterias, que é instalado no compartimento de cargas dos veículos para evitar adaptações na estrutura dos furgões.
Ainda sem apresentar uma ideia de custo para a execução do retrofit elétrico, a Stellantis informa que as primeiras unidades dos dois modelos convertidas para a propulsão limpa serão disponibilizadas a partir de abril para clientes corporativos selecionados.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
“Os testes desses carros serão em vias públicas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos. Para isso, será realizada uma coleta de dados para entender melhor o uso e ajustar os parâmetros, caso necessário. A proposta é oferecer veículos elétricos acessíveis, destinados a profissionais com utilização urbana diária média de 100 quilômetros”, acrescentam os idealizadores.
O projeto de retrofit elétrico do Fiorino e do Partner Rapid começou em 2022 e ainda não há previsão de quando a Stellantis vai oferecer o serviço ao público em geral, uma vez que a solução ainda encontra-se em fase de desenvolvimento.
Comente e compartilhe
O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis