Renault Duster mais simples tem detalhes revelados
Modelo para o mercado russo pode ter mesmo padrão da versão destinada ao Brasil
Um carro vendido em países mais desenvolvidos tem uma série de distinções em relação às versões destinadas aos mercados emergentes. O motivo é a redução de custos para a viabilização do produto em determinas regiões. É o caso do Renault Duster. Já oferecido na Europa setentrional, o carro em breve desembarca do leste do continente com uma série de alterações de acabamento e equipamentos.
A informação é do blog DaciaDuster4x4, que publicou ainda uma imagem com detalhes do projeto do painel do Duster que será fabricado na Rússia. A principal mudança está no centro do componente, que recebeu comandos mais simplificados de áudio e climatizador. A fonte ainda afirma que o modelo russo tem alterações na configuração dos controladores dos vidros nas portas e estreará o bloqueio de diferencial traseiro, que proporciona mais tração em situação adversas na opção 4x4 do Renault.
Mas o que o Brasil tem a ver com isso? O Duster russo pode servir de base para o modelo que começa a ser fabricado no Brasil em meados do segundo semestre de 2011. Por aqui, a novidade da Renault pode representar uma séria ameaça a soberania do Ford EcoSport, que lidera o segmento dos SUVs no Brasil desde que chegou ao mercado.
Além dos itens de simplificação, o Duster brasileiro também pode vir com alguns dos motores do modelo russo. Por lá, o carro será oferecido nas a gasolina 1.6 de 90 cv e 102 cv e um 2.0 de 140 cv. Haverá também mais uma opção com propulsor a diesel 1.5 de 110 cv. Já o câmbio será manual de 6 marchas ou automático de 4 velocidades.