Renault Duster Oroch 2023: como pode ficar a picape atualizada
Facelift para o modelo está nos planos da Renault e ocorrerá até o ano que vem
Comente e compartilhe
Flagras recentes deixaram claro: a Renault prepara uma atualização para a picape Duster Oroch, fazendo do projeto uma das cinco novidades que a marca prepara com seu atual investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil.
Dois protótipos com a dianteira e a traseira camufladas sinalizam se tratar de um leve facelift para as duas regiões do veículo.
É natural esperar que a picape compacta-média receba um visual próximo ao da segunda geração do Duster, SUV do qual é derivada.
Com base nisso, o designer Kleber Silva nos preparou duas imagens aproximando o visual da picape atual com o que encontramos hoje no Duster, caminho que parece ser o mais natural.
Algo importante que precisa ser revisto na Duster Oroch, o acabamento interno e a ergonomia também deverão seguir o novo padrão do SUV renovado, o que vai melhorar consideravelmente o bem-estar a bordo da picape.
Duster Oroch turbo nos planos?
Outro ponto que seria muito interessante a Renault trazer para a Duster Oroch é uma revisão no conjunto mecânico da picape. Algo que faria muito bem ao modelo seria a adição do motor 1.3 TCe ao menos para os catálogos mais caros.
Com turbo e injeção direta, o propulsor mais sofisticado traria ganhos notáveis em termos de eficiência para a picape, como notamos no Captur 2022. Com 170 cv e 27,5 kgfm de torque, o 1.3 TCe também ajudaria muito a favorecer o transporte de cargas mais pesadas no caso da picape.
Como o motor 1.3 TCe até o momento é importado da Espanha, mas a Renault deverá nacionalizá-lo, são grandes as chances de que ele seja aplicado em mais modelos da marca. Logo, Duster e Duster Oroch são candidatos naturais.
Na época do anúncio do seu atual ciclo de investimentos, a Renault deixou claro que ele será totalmente concluído até a metade de 2022, portanto a nova Duster Oroch terá até lá para estrear no mercado, provavelmente inaugurando o ano/modelo 2023.
Se, de fato, a picape compacta-média receber o propulsor turbo, ela será um modelo que vale a pena ficar de olho, em especial quem deseja um produto do segmento de tamanho menor se comparado ao da Fiat Toro.
Por fim, com as atualizações para a Duster Oroch, a Renault prepara-se para um forte estímulo que o segmento receberá no curto prazo, com a estreia da Ford Maverick por aqui, provavelmente também ao longo de 2022, assim como a Volkswagen Tarok cerca de um a dois anos depois.
Comente e compartilhe
O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis