Renault e Nissan confirmam nova picape para enfrentar Toro e Montana

Veículo substituirá a atual Oroch e será desenvolvido pela montadora francesa na Argentina e compartilhada com a parceira japonesa como parte da nova fase da aliança entre elas
Futura picape que substituirá a Oroch e terá uma versão vendida pela Nissan

Futura picape que substituirá a Oroch e terá uma versão vendida pela Nissan | Imagem: Divulgação

A Renault, Nissan e Mitsubishi anunciaram nesta manhã de segunda-feira, 6, os novos termos da aliança estabelecida há cerca de 25 anos. Como já antecipado por elas, haverá um rearranjo de ações de forma que as duas primeiras passarão a ter 1% de participação em ambas, entre outras medidas para fortalecer a parceria, prejudicada nos últimos anos após a saída dramática do ex-CEO Carlos Ghosn.

Entre as novidades reveladas pelos executivos das fabricantes está uma nova fase de investimentos na América Latina. O principal lançamento na região será uma nova picape de porte compacto-médio (meia tonelada) que será desenvolvida pela Renault, possivelmente como substituta da atual Oroch.

Siga o AUTOO nas redes: | | | |

A aliança até divulgou uma imagem de teaser que mostra um veículo de design mais ousado e que lembra uma das suas futuras rivais, a Fiat Toro. A Nissan terá, como esperado, uma versão da picape com seu estilo.

Nissan Frontier 2023
Nissan Frontier 2023
Imagem: Divulgação

A Renault e a Nissan também confirmaram que a parceria na produção e desenvolvimento das picapes Alaskan e Frontier seguirá em frente. As quatro picapes serão produzidas em Córdoba, na Argentina.

Ainda na América Latina, o grupo anunciou a produção de um veículo inédito da Renault pela Nissan no México, encerrando um hiato de 20 anos em que a montadora francesa não marcava presença no país.

As duas parceiras também confirmaram a venda de dois veículos elétricos compactos baseados na plataforma CMF-AEV.

Não houve até o momento qualquer referência à produção de novos modelos na fábrica da Renault em São José dos Pinhais e na planta da Nissan, em Resende (RJ), mas acredita-se que em breve esses detalhes serão esclarecidos.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

VEJA TAMBÉM