Renault mostra picape para brigar com a Fiat Toro, mas a Oroch deve continuar
Utilitário está na fase de protótipo e será fabricado na Argentina, mas ainda sem data definida
Comente e compartilhe
Além do Kardian, a Renault apresenta em sua convenção global no Rio de Janeiro, com a presença de vários jonalistas da América Latina, o protótipo de uma nova picape batizada como Niagara Pick-Up Concept.No primeiro semestre de 2024 a fabricante vai fazer um anúncio oficial da fabricação do modelo na Argentina e mostrará uma nova versão conceitual mais próxima da que será feita em série.
VEJA TAMBÉM:
- Veja as fotos do Kardian, novo SUV compacto da Renault
- Kwid vai "jogar o jogo" do Mobi para vender mais
Mas ainda não há uma data certa para o inicio de fabricação da nova picape, que deverá conviver com a atual Oroch, um modelo mais voltado para o trabalho pesado e frotistas, conforme apuramos junto com colegas da imprensa argentina. O início da produção da Niagara vai depender das conjunturas econômicas e políticas na Argentina, que vive um momento conturbado, com eleições acirradas e crise.
De qualquer forma, o protótipo Niagara Concept simboliza uma nova era na história da Renault, que ai adotar a nova plataforma global da marca, que é bastante flexível, podendo receber conjunto híbridos e elétricos e com boa variação de entre-eixos (entre 2,6 m e 3 m). Segundo a fabricante, a picape tem tecnologia E-Tech Hybrid 4x4 e um duplo ajuste técnico: a motorização mild hybrid advanced (48 v) na frente, complementada por um motor elétrico adicional na traseira.
Por isso, o Niagara Concept é um modelo 4x4 com performance off-road otimizada. Esta motorização permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO2, ainda de acordo com a Renault. O O veículo também conta com suspensão de longo curso e grandes ângulos tanto na frente como na traseira.
A picape Niagara Concept também representa a nova linguagem de design da Renault, com grade frontal é robusta e contemporânea, esculpida como se fosse um mineral com efeito único em 3D. As letras que formam o nome Renault têm um acabamento em estilo "pixel art", fortemente inspirado na cultura pop.
Ainda na frente, o protetor de cárter é proeminente e a distância em relação ao solo é mais alta. O veículo também conta com suspensão de longo curso e grandes ângulos tanto na frente como na traseira. Assim, ele ostenta todas as referências mais características do mundo das picapes.
Também chama atenção da alta linha de cintura, assim como a parte superior do contorno da carroceria, reforçando o aspecto de robustez do veículo. Já na traseira, a ligação entre a inclinação do teto e a coluna traseira recurvada confere ao modelo dinamismo e esportividade. Será uma forte rival para a Fiat Toro, Chevrolet Montana, o novo modelo da Toyota que vem por aí e companhia,
Além disso, a nova picape faz parte dos oito novos modelos que serão lançados atpe 2027 como parte do plano estratégico "Renaulution", que prevê investimetos de 3 bilhões de euros para conseguir melhores resultados financeiros. Uma das metas é atingir uma margem operacional de dois dígitos e um preço líquido por veículo vendido multiplicado por dois fora da Europa em 2027, em comparação com 2019.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Comente e compartilhe
Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana