Renault vende dona da Lada por menos de 2 centavos de dólar
Agência diz que a participação da marca francesa na Avtovaz foi repassada por valor simbólico
Comente e compartilhe
A Renault segue procurando uma solução para a situação da Avtovaz dentro de seu grupo. Dona de aproximadamente 68% das ações do grupo responsável pela Lada, a empresa pode ter repassado sua porcentagem para um grupo estatal russo por um valor simbólico. No caso, todas essas ações custariam apenas 1 rublo para o governo russo, valor inferior a 2 centavos de dólar na cotação atual.
Nesta semana, o AUTOO noticiou sobre uma eventual compra da Avtovaz por um grupo chinês. Agora, a informação da agência Reuters é de que a Renault transferiu sua participação para o Nami, que é um instituto estatal russo que faz pesquisas relacionadas ao setor automotivo, e que construiu a limosine do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Nesse caso, a transferência das ações seria por meio de uma cláusula condicional. A Renault faria esse repasse pelo valor de 1 rublo, porém poderia recomprar as ações em no máximo seis anos, mas com o valor corrigido e de acordo com a realidade do mercado no futuro. Caso a transferência seja concretizada, uma nova liderança para a Avtovaz seria determinada pelo Nami e pela Rostec, outra estatal e que detém as demais ações da marca russa.
Além de vender a dona da Lada, a Renault precisa analisar o que será feito com a sua fábrica de Moscou, onde eram feitos Duster, Kaptur (o modelo russo é escrito com ‘K’) e Arkana. Ao que tudo indica, a planta será transferida para a prefeitura da capital russa, que passará a ser a responsável pela administração da fábrica.
Mesmo com a informação sendo divulgada pela Reuters, até o momento não houve nenhuma confirmação dada pela Renault.