Talvez envolva o Brasil: Renault ter?SUV médio baseado em novidade da Dacia
Futuro modelo poderia ser um concorrente para Jeep Compass no Brasil e merece atenção
Comente e compartilhe
Informação relevante foi anunciada nesta semana por Luca de Meo, CEO da Renault, em entrevista ao .
De acordo com o executivo, está nos planos da marca francesa contar com um SUV baseado no conceito Dacia Bigster, protótipo que terá um papel muito importante para a marca romena nos próximos anos. Como ocorre com outros modelos da Dacia aqui no Brasil, no caso o Sandero, Logan e Duster, a ideia é que a Renault aproveite o SUV definitivo projetado pela Dacia e aplique sua identidade no modelo em alguns mercados.
Com isso, é cada vez mais importante ficarmos de olho no projeto do Dacia Bigster uma vez que ele será baseado na mesma plataforma CMF-B que a Aliança Renault-Nissan irá centrar suas atividades aqui no Brasil. Apesar da arquitetura em questão estar orientada para veículos de porte compacto, informações de bastidores levantadas no exterior sugerem que a Dacia pode trabalhar em uma versão alongada da plataforma para produzir um utilitário esportivo de médio porte como é o caso do Bigster.
Como analisamos em outro texto aqui no AUTOO, um eventual modelo nacional da Renault baseado no conceito Dacia Bigster poderia posicionar a marca de uma forma bastante competitiva no segmento liderado pelo Jeep Compass aqui no Brasil, segmento este ganhará nos próximos meses os importantes acréscimos do VW Taos e do Toyota Corolla Cross.
Ao menos no protótipo, o Bigster faz jus ao nome e, de fato, não economiza nas dimensões, atingindo 4,60 m de comprimento. Isso sugere também que ele poderá oferecer uma configuração com 7 lugares, já que o tamanho do modelo o aproxima de SUVs como VW Tiguan Allspace e CAOA Chery Tiggo 8, por exemplo, ambos na faixa de 4,70 m de comprimento.
Uma das premissas da Dacia é criar produtos com preço competitivo e a marca deixou claro ao revelar o Bigster que sua meta é oferecer um SUV médio com preço de SUV compacto. Isso, sem dúvida, representaria um enorme diferencial competitivo para a Renault no Brasil. Soma-se a isso a possibilidade de acrescentar um modelo 7 lugares em seu portfólio nacional e temos uma receita que poderá ser muito bem-sucedida.
Em alguns mercados do exterior, como o russo, o futuro SUV da Renault baseado no conceito Dacia Bigster deverá ser lançado apenas em 2025. Um ano antes, vale destacar, está nos planos da Dacia a apresentação da nova geração do Duster. Apesar de atualizado aqui no Brasil apenas em 2020, o modelo que encontramos agora nas concessionárias brasileiras chegou às ruas europeias em 2017.
Logo, é fundamental acompanharmos de perto os próximos passos da Dacia, uma vez que seus modelos deverão ser cada vez mais aproveitados pela Renault em nosso país.
Comente e compartilhe
O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e est??frente dos portais AUTOO e MOTOO. ?o expert em aconselhar a compra de automóveis