Sedãs aventureiros: o que voc?acha dessa ideia?
Marcas testam fórmulas para levar a robustez dos SUVs para os modelos três volumes
Comente e compartilhe
Mesmo sofrendo um abalo nas vendas, talvez os sedãs sejam hoje os modelos que mais têm condições de resistir ao avanço dos SUVs sobre todas as categorias. Aqui no Brasil, por exemplo, os utilitários esportivos vitimaram minivan, station wagons e até mesmo hatches médios.
Com uma carroceria mais peculiar graças aos seus três volumes bem definidos, os sedãs ainda contam com um público cativo mesmo nos segmentos de entrada – para atender famílias que precisam de mais espaço para bagagens – assim como em faixas de mercado mais caras, como é o caso da elegância que os sedãs médio-grandes são capazes de entregar.
Existem muitas nuances e particularidades quando falamos em atributos visuais ou no design em sim, portanto existem muitas brechas que as marcas podem explorar quando falamos da criação de novos produtos. Uma dessas premissas, por exemplo, tem a ver com uma dúvida: e se você for um fã de sedãs, mas ao mesmo tempo até que se identifica com o visual mais robusto e maior altura em relação ao solo dos SUVs?
Algumas fabricantes notaram essa peculiaridade em seus consumidores e criaram versões especiais para atender esse público mais exótico.
A Volvo, por exemplo, apresentou em 2015 o S60 Cross Country que você confere na galeria de fotos. A versão derivada do sedã médio-grande apostou em um visual discreto, mas sem esconder uma predileção mais aventureira, bem como também contava com a altura em relação ao solo um pouco maior em relação às versões convencionais.
Indo para uma marca mais convencional, vale a pena lembrar que a Renault lançou na Rússia um Logan Stepway, variante do sedã criada com as mesmas características vistas no Sandero Stepway que encontramos aqui no Brasil, ou seja, altura em relação ao solo ampliada em relação às demais versões e visual trabalhado com aliques plásticos e rodas mais robustas.
Aqui no Brasil, a Ford, pelo menos até o momento, será a única montadora de grande porte que vai testar a receita dos sedãs aventureiros junto ao público. Entre seus destaques para o Salão de São Paulo 2018 vai figurar o Ka Urban Warrior (guerreiro urbano, na tradução do inglês).
O conceito, baseado no Ka Sedan, conta com visual exclusivo e altura em relação ao solo superior na comparação com as demais opções do três volumes. Segundo a Ford, a ideia seria oferecer um sedã com “mais facilidade para enfrentar os desafios da cidade, como asfalto irregular e alagamentos”, daí o nome Warrior que batiza o protótipo.
O estudo derivado do Ka Sedan conta com motor 1.5 de 3 cilindros e câmbio automático de 6 marchas. Se um dia ganhar o mercado, ele será uma configuração bem equipada, já que o conceito conta com central multimídia, controles de tração e estabilidade, 6 airbags, sensor de estacionamento, câmera de ré e interior com revestimento de couro exclusivo.
E você, o que acha dos sedãs aventureiros? Será que esse tipo de configuração seria bem-vinda aqui no Brasil?
Comente e compartilhe
O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e est??frente dos portais AUTOO e MOTOO. ?o expert em aconselhar a compra de automóveis