Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Ser?a atual geração a última da S10 e TrailBlazer?

Segundo site especializado na General Motors, tudo indica que montadora vai encerrar modelos após reestilização final

É sabido que a Chevrolet prepara uma atualização da picape S10 para os próximos meses e que deve ser lançada como linha 2025. Flagras de protótipos já foram feitos, revelando modificações leves, para manter o projeto relevante num segmento que está bastante movimentado.

E pode ser a última novidade da picape média em tantos anos no mercado. Ao menos é o que acredita o site , que acompanha de perto os lançamentos e novidades da General Motors.

Siga o AUTOO nas redes: | | | |

O site já havia antecipado que o SUV TrailBlazer “internacional” possivelmente não teria um sucessor direto em 2020. Na época, o modelo já havia sido retirado de vários mercados como África do Sul, Rússia, Sudeste Asiático e até na Austrália como Holden.

Enquanto isso, na China, o TrailBlazer virou um crossover compacto e nos EUA, a Chevrolet lançou o SUV Blazer, um SUV elétrico que já está confirmado para o Brasil.

Até o ano passado, o TrailBlazer mantinha uma clientela fiel, com mais de 3 mil unidades sendo emplacadas desde 2017 – a exceção foi 2020, no começo da pandemia. Em 2023, no entanto, o SUV vai terminar o semestre abaixo de mil unidades vendidas.

Primeira imagem oficial do Chevrolet Blazer EV SS 2024
O elétrico Blazer roubou o nome do SUV nos EUA e vem ao Brasil
Imagem: Divulgação

Concorrência dura

A situação da S10 é mais confortável e a mudança visual confirma que a GM seguirá produzindo o modelo por algum tempo. A picape média é vice-líder na categoria, atrás apenas da Hilux, mas a chegada da nova Ranger, com um pacote tecnológico mais avançado, pode ameaçar essa posição.

De quebra, a onde novas picapes tem potencial de fragmentar ainda mais o mercado e tornar a S10 um tanto quanto obsoleta.

Esperava-se tempos atrás que a nova Colorado, nos EUA, fosse servir para uma nova geração da S10, mas essa hipótese já foi afastada. De quebra, a Chevrolet está trazendo a irmã maior, Silverado, enquanto vê a nova Montana vendendo mais que a S10 no Brasil.

Difícil acreditar que a GM abandonaria o segmento dessa forma no futuro, portanto, talvez esse possível recuo de um lado possa significar alguma nova estratégia (leia-se produto) a caminho.

Veja outras colunas

Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi

13/11/2024 07h30

Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa

Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado ?quase 60 vezes menor que nos EUA

12/11/2024 12h20

Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro

Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue ?frente do Corolla Cross nas vendas

08/11/2024 12h34

Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024