SUV conceito da Fiat mostra semelhanças com a Toro

Novas imagens de teaser revelam interior e elementos importantes do futuro utilitário esportivo
Painel do futuro SUV da FIat: elementos inéditos mas conceito que lembra o dos novos carros da marca

Painel do futuro SUV da FIat: elementos inéditos mas conceito que lembra o dos novos carros da marca | Imagem: Reprodução

Na sua estratégia de apresentar o inédito SUV que lançará no Brasil em 2019, a Fiat publicou mais um vídeo “teaser” que revela um pouco mais do modelo. Ainda sem nome conhecido, o veículo será o principal destaque do seu estande no Salão de São Paulo. O que se sabe é que ele é um dos três SUVs que a Fiat lançará nos próximos anos e que finalmente colocará a marca no mercado mais aquecido do país. O novo teaser, no entanto, entregou bastante sobre o carro, incluindo seu interior e alguns pontos importantes em seu design externo como capô, faróis e possivelmente a lanterna.

Desenvolvido pela equipe de Peter Fassbender, alemão que está à frente do design da Fiat há muitos anos, o SUV dá a entender que seguirá um estilo parecido com o da picape Toro. Isso não significa que veremos uma “Toro fechada” mas que a identificação de ambos será natural.

Os faróis, por exemplo, são afilados e nascem quase na altura da caixa de rodas, mesma solução da picape, porém, o SUV terá um canhão maior. Mas é possível notar a proximidade das linhas gerais do novo carro com a Toro, seja na lateral, articulação do capô, para-lamas e no filete frontal que caracteriza tanto a picape.

Releitura

Já o interior, pela primeira vez mostrado, revela que a Fiat parece ter preferido fazer uma releitura dos painéis da Toro e de compactos como o Argo. Está ali a barra que percorre o painel e que formam um “U” na altura do console central para acomodar a grande central multimídia. Mas a base do console surpreende pelo comando giratório (que lembra o de carros alemães) e o que parece ser os comandos do ar-condicionado à sua frente. O volante, por sua vez, é achatado como o do Peugeot 208, e com apenas dois raios.

A marca explica que o interior minimalista foi intencional: “A simplicidade é uma característica forte do painel de instrumentos, sem perder a funcionalidade e com formato extremamente escultural, seguindo o conceito Wrap Around” diz o texto sobre o carro.

Revendo sua estratégia

Quando assumiu a Chrysler e decidiu investir na Jeep como marca global a Fiat foi taxativa: “SUV é Jeep”, dando a entender que qualquer modelo nesse sentido teria a grade de sete fendas. Mas diante de um mercado cada vez mais ávido por utilitários esportivos não houve como manter a promessa.

No entanto, a FCA se saiu com um argumento bastante curioso, o de que os modelos da Fiat serão “UVs”, ou seja, veículos utilitários. Com isso, ela abre espaço para que a marca italiana utilize a plataforma que deu origem ao Renegade e Compass para produzir três SUVs próprios, como revelou o atual presidente da montadora no Brasil, Antonio Filosa. O primeiro deles você verá no salão na semana que vem e nas lojas daqui a um ano.

Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

VEJA TAMBÉM