Toyota anuncia o fim das operações da histórica fábrica de São Bernardo
Planta do ABC paulista produziu o Bandeirante por quase 40 anos e foi a primeira fábrica da empresa fora do Japão
Comente e compartilhe
Após 60 anos de história, a fábrica da Toyota de São Bernardo do Campo (SP) será completamente desativada. Construída em 1962, a planta foi a responsável pela fabricação do Toyota Bandeirante por quase 40 anos e fez história ao se tornar a primeira fábrica da marca fora do Japão. Agora, mais de meio século depois de sua fundação, o local deixará de ter atividades industriais a partir de 2023.
Segundo o comunicado divulgado pela marca japonesa, a transferência da operação industrial de São Bernardo para as demais cidades onde já atua será feita de forma gradual a partir de dezembro deste ano. O processo será concluído até novembro de 2023, e a Toyota afirma que pretende manter todos os 550 empregos atuais do local, oferecendo oportunidades a todos os seus colaboradores que trabalham atualmente no ABC paulista.
Desde que o Bandeirante deixou de ser fabricado, em 2001, a planta de SBC não fabricava mais veículos. Entretanto, isso não significa que o local está desativado. Pelo contrário, já que atualmente a Toyota produz no local algumas peças que equipam os modelos fabricados pela marca no Brasil, Argentina e Estados Unidos.
Até o início de 2021, a parte administrativa da Toyota também funcionava no local, mas foi transferida para Sorocaba. Além dessa fábrica, a montadora japonesa conta com fábricas em outras duas cidades no interior paulista: Indaiatuba e Porto Feliz.
Fim da linha
Sem a parte administrativa e com o fim das atividades industriais no local, a fábrica de São Bernardo será totalmente desativada e a marca planeja vender o terreno quando todo o processo de transferência for concluído. Com isso, está confirmado o fim de mais uma planta histórica da cidade do ABC, que viu a Ford encerrar a produção da fábrica do Taboão em 2019, outro local que tinha mais de meio século de história.