Toyota Yaris Cross ou Honda WR-V: como ser?a briga entre os SUVs
Utilitários compactos nacionais vão chegar praticamente ao mesmo tempo às lojas
Comente e compartilhe
O ano de 2025 promete o nascimento de uma rivalidade bastante acirrada. Toyota Yaris Cross e Honda WR-V serão lançados praticamente na mesma época, com o mesmo porte e mecânicas parecidas. Vão também disputar a mesma faixa de preço em suas versões mais simples.
O Toyota sairá na frente ao oferecer uma versão híbrida flex, enquanto o WR-V eletrificado ficou para depois, provavelmente para 2028, segundo . Por outro lado, a Honda promete que vai oferecer versões mais baratas, a partir de cerca de R$ 120 mil, enquanto o Yaris não deve sair por menos de R$ 10 mil a mais do que isso.
O WR-V, se não tiver nenhuma modificação muito grande em relação ao Elevate vendido na Índia, terá 4,31 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 458 litros de capacidade.
O rival Toyota Yaris Cross terá os mesmos 4,31 m de comprimento, mas com 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Já o porta-malas é de 471 litros, única grande diferença a favor do Toyota.
Os motores também são similares com os dois usando seus 1.5 já disponíveis no Brasil hoje. O WR-V vai compartilhar a mecânica do City, com 1.5 flex aspirado de quatro cilindros com 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque, sempre acoplado ao câmbio automático CVT.
O Yaris Cross também reaproveita um motor 1.5, o do Yaris, que tem 110 cv e 14,9 kgfm. Melhorias podem ser feitas para que a potência se aproxime com a do rival.
Já as versões híbridas flex devem usar esse mesmo motor, mas em ciclo Atkinson, que retarda o tempo de expansão da câmara de combustão e de abertura das válvulas de admissão, enquanto encurta o tempo de compressão, em companhia com outro elétrico.
O WR-V híbrido, quando chegar, utilizará a tecnologia e:HEV, que combina o 1.5 com dois elétricos, sendo um de tração e outro gerador. A potência esperada é de 131 cv, sendo 98 cv gerados pelo motor térmico e 109 cv pelo elétrico, e 25,8 kgfm de torque máximo, este vindo do motor elétrico.
No Yaris, o motor a gasolina tem 90 cv e 12,3 kgfm, com um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm. Juntos, entregam 110 cv. Como por aqui o Toyota será flex, certamente estes números serão maiores com etanol.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Comente e compartilhe
Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023