Toyota Yaris Cross ser?nacional em 2024, adianta site
Modelo ser?um forte rival para Jeep Renegade, Hyundai Creta e demais SUVs compactos
Comente e compartilhe
Apuração importante envolvendo o cada vez mais disputado segmento de SUVs compactos.
Segundo reportagem publicada* no site , a Toyota deverá realizar novos investimentos no Brasil que preveem a nacionalização do Yaris Cross, bem como do conjunto motriz híbrido flex hoje presente no Corolla e no SUV médio derivado Corolla Cross. O texto é assinado pelo jornalista Leonardo Felix.
Se confirmados os planos, o Toyota Yaris Cross será produzido em Sorocaba (SP) ao lado de modelos como Etios (apenas para exportação), a gama Yaris (hatch e sedã) e o primo maior Corolla Cross.
A nacionalização do Yaris Cross certamente vai apimentar o segmento de SUVs compactos aqui no Brasil, que hoje tem o Jeep Renegade como o líder em vendas.
A estreia do Yaris Cross por aqui deverá ocorrer em 2024 e, apesar da demora, ao menos o SUV pode chegar ao mercado brasileiro já com o facelift previsto para estrear no continente europeu em breve.
O processo para iniciar a produção de um novo veículo no país também é algo complexo e que deve ser levado em conta.
Assim como a geração mais recente do Yaris vendida na Europa, o irmão SUV é baseado na configuração GA-B para veículos compactos dentro da arquitetura TNGA. Da atual filosofia de construção modular da Toyota também deriva a plataforma GA-C (médios) presente no Corolla e Corolla Cross.
Gama eletrificada
Ainda de acordo com a apuração do Mobiauto, a Toyota deverá nacionalizar o conjunto propulsor híbrido flex presente na atual geração da gama Corolla nacional.
A tecnologia, baseada no motor 1.8 térmico, deverá ser produzida em Porto Feliz (SP) se a negociação com governos e sindicatos mostrar-se favorável ao projeto.
Com a produção local do conjunto mecânico híbrido, a Toyota poderá eletrificar toda a sua gama nacional até 2025, considerando também que até lá a nova geração do Yaris hatch e sedã também seria produzida em Sorocaba (SP).
Com isso, sem dúvida o portfólio nacional da Toyota se tornará muito mais interessante no longo prazo. Vamos acompanhar de perto!
*Atualização (29/06/2021 às 14h53): os colegas do Autos Segredos já haviam a nacionalização do Toyota Yaris Cross em reportagem de julho de 2020, portanto muito antes do conteúdo publicado pelo Mobiauto.
Comente e compartilhe
O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e est??frente dos portais AUTOO e MOTOO. ?o expert em aconselhar a compra de automóveis