Veja 6 carros híbridos flex que podem ser lançados no Brasil em 2024
Na corrida pela eletrificação, o grupo Stellantis deve sair na frente e preparar novidades em breve
Comente e compartilhe
O Brasil é um país diversificado e dono de diversos recursos renováveis como o etanol, o biocombustível mais conhecido no Brasil, produzido a partir da cana-de-açúcar.
VEJA TAMBÉM:
- Ofensiva da Stellantis inclui três híbridos flex e um elétrico
- Novo regime automotivo Mover incentiva veículos híbridos flex
Graças a esta fonte de energia, podemos contornar a carência da falta de estrutura de carregamento de carros híbridos ou elétricos com o compromisso internacional de reduzir as emissões de CO2 em 50% até 2030 e em 100% até 2050. Seja como for e do que vier pela frente, o fato é que a tecnologia híbrida flex parece ser o caminho mais viável. Se vai dar certo, só o tempo dirá.
De olho nesse mercado promissor para a descarbonização, algumas montadoras já confirmaram seus interesses e planejamentos de infra-estrutura, adaptação de tecnologias e modernização das fábricas. Com base nisso e nas perspectivas de mercado, confira alguns dos modelos que prometem agitar o ano de 2024.
1- Peugeot 2008
A expectativa é que o 2008 renovado chegue logo. Além da parte dianteira com novos para-choques e três filetes de led em formato de dente de sabre e grade com a nova logomarca estilizada do leão, o SUV terá motorização híbrida flex.
Apesar de não confirmada, a tecnologia poderá ser compartilhada com os motores 1.0 litro turbo, que entrega até 130 cv, “emprestado” do Peugeot 208 ou ainda o propulsor 1.3 litro turbo de até 185 cv.
2- Jeep Renegade
Outro modelo do grupo da Stellanis que deverá ganhar em breve a tecnologia híbrida flex é o Renegade na versão 4xe que poderia aliar o conjunto MHEV - com a bateria de 48V a um motor de 1.3 litro turboflex. Mas vale sempre destacar que são apenas rumores e até o momento não há nada definido, apesar de estarmos apostando nessa unidade.
3- Fiat Toro
Outro modelo do grupo Stellantis que poderá ganhar em breve a tecnologia híbrida flex é a Fiat com seu modelo Toro, a segunda picape mais vendida da marca italiana. Ao que tudo indica, o utilitário médio poderá ganhar a opção híbrida convencional (HEV), que une motor elétrico e o 1.3 turboflex.
4- RAM Rampage
Aproveitando a “carona” no segmento de picapes do grupo automotivo franco-ítalo-americano multinacional, a Rampage é outro modelo cotado para receber a mesma tecnologia que deverá ser empregada na representante Toro da Fiat, ou seja, 1.3 turboflex acompanhado da tecnologia híbrida convencional (HEV).
5- Toyota Yaris Cross
A exemplo do primeiro híbrido flex lançado no Brasil o Corolla, outro modelo cotado para ganhar as ruas brasileiras é o Yaris Cross, um mini SUV que deve estrear o mesmo conjunto usado pelo sedã Corolla e SUV Corolla Cross, no caso, o 1.8 flex com 122 cv de potência combinada com o elétrico.
6-GWM Haval H6
Tendo como cenário a planta de Iracemápolis (SP), a chinesa Great Wall Motors (GWM) deverá adotar o novo sistema híbrido flex aos novos veículos, incluindo o SUV híbrido Haval H6 que deverá será o primeiro híbrido flex da marca a ser feito no Brasil com motor elétrico e a combustão abastecida com gasolina ou etanol.
Além desse modelo, a GWM promete um SUV inédito para rivalizar com o Jeep Compass. Os planos iniciais eram de a picape Poer ser o primeiro modelo da marca chinesa a ganhar produção nacional, mas como a volta do imposto de importação para modelos híbridos e elétricos, em janeiro de 2024, o rumo acabou tendo uma reviravolta.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |
Comente e compartilhe
Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.