Vendas de SUVs pequenos batem recorde no Brasil
Em março foram emplacados 28 mil unidades ou 14% das vendas. Nissan Kicks foi o líder pela primeira vez
Comente e compartilhe
Não é possível dizer que alguém duvidava do poder de atração dos utilitários esportivos no público brasileiro, mas as vendas de veículos de março mostraram que esse potencial parece não ter fim: no mês passado, os SUVs compactos bateram seu recorde de emplacamentos no país com quase 28 mil unidades, superando o recorde anterior de dezembro quando 27 mil exemplares haviam sido vendidos.
O número espanta por ter sido conseguido no começo do ano, quando ainda não se utilizam práticas para inflar números de vendas, comuns em dezembro. O maior número de concorrentes também contribui para facilitar esse recorde: este ano temos 15 modelos no mercado contra 7 apenas há cinco anos.
Se incluirmos na conta o que o Autoo chama de “aventureiros urbanos”, modelos que foram adaptados para o estilo ‘off-road’, os dados são ainda mais impressionantes. Ao todo foram mais de 36,5 mil veículos com o apelo fora de estrada vendidos no mês passado, ou algo muito perto de um veículo em cada cinco emplacados no Brasil.
Kicks rouba a liderança
Tudo leva a crer que esses números vão crescer durante 2018. Mais novidades devem desembarcar no mercado ampliando as possibilidades para os consumidores. Um deles, o Tiggo 2, da Chery, acaba de chegar às lojas e em breve teremos mais marcas atuando nesse segmento como a Volkswagen.
Com isso, é possível que os SUVs pequenos passem a ser a segunda categoria mais vendida no país, atrás apenas dos hatches compactos, campeões da preferência nacional (sobretudo pelo preço mais acessível). Hoje os “jipinhos” estão um pouco atrás dos sedãs compactos – no mês passado eles venderam 31 mil unidades enquanto os hatches, mais de 70 mil exemplares.
Além do recorde, as vendas em março tiveram uma surpresa, a liderança do Nissan Kicks. O modelo fabricado em Resende (RJ) desbancou o Honda HR-V, que domina a categoria há anos. Foram 5.532 unidades contra 5.358 do Honda que ainda é o mais vendido no acumulado de 2018.
Depois que nacionalizou o Kicks, a Nissan tem conseguido aumentar suas vendas gradativamente. Com isso, o Kicks é disparado seu produto mais popular no Brasil. Outro SUV que começou bem 2018 foi o Tracker. A Chevrolet já emplacou nada menos que 6.650 unidades do modelo mexicano, um crescimento de volume que equivale a mais de três vezes o de 2017.
E pensar que há dez anos o EcoSport reinava sozinho no Brasil...
Comente e compartilhe
Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis