Volkswagen Gol: do que os proprietários mais reclamam na internet
Carro mais vendido no Brasil por 27 anos não escapa das queixas de seus proprietários
Se você cresceu no Brasil dos anos 1980, 1990 e 2000 deve ter andado muito de Volkswagen Gol, afinal foi o carro mais vendido do país durante 27 anos.
Lançado em 1980, o hatch surgiu para substituir o Fusca e teve sucesso na empreitada até sair de linha já defasado em 2023.
VEJA TAMBÉM:
- Brasileiríssimo, Gol BX foi parar em Luxemburgo
- Sucesso entre os usados, Gol é também o mais roubado
Foram mais de 8,5 milhões de unidades emplacadas em 43 anos, o que certamente deixou muita gente satisfeita e outras nem tanto.
Fazendo um recorte das últimas unidades vendidas, é possível encontrar muitas reclamações de proprietários na internet.
A maioria das queixas diz respeito a falhas mecânicas, como problemas no motor, na direção hidráulica, além de algumas panes elétricas.
Reclamações dos donos de Volkswagen Gol
Direção hidráulica
Proprietários da última versão do Volkswagen Gol têm relatado barulhos estranhos na direção hidráulica, normalmente causados por problemas na bomba. “Preciso que a Volkswagen resolva essa questão do barulho na bomba, pois pelo argumento do técnico, se trata de um problema crônico”, relata um cliente Volkswagen que procurou a rede autorizada.
“Com cerca de 10 mil km rodados, notei um barulho diferente na direção do veículo, que chegava a incomodar um pouco. Levei até a concessionária para poder fazer uma avaliação e ver o que poderia ser. O carro ficou oito dias lá e me informaram que trocaram a bomba, mas quando me devolveram, o barulho ainda estava lá”, reclamou outro proprietário.
A Volkswagen não respondeu a diversos reclamantes. Para um deles, negou a existência do problema e a consequente troca da peça.
Falhas no motor
Outro problema recorrente é no motor de três cilindros dos últimos modelos do Gol, o chamado G7. “Meu carro atualmente está com 76 mil km rodados, manutenção feita em dia, e, de repente, o carro parou do nada. Levei ao mecânico e ele constatou que um dos cilindros está sem pressão alguma”, disse um proprietário em um site especializado em direitos do consumidor.
Até mesmo em carros mais antigos o problema já era recorrente. Uma das queixas a respeito de um modelo 2013 comprado 0 km pelo proprietário. “Mesmo seguindo rigorosamente todas as recomendações e manutenções indicadas pelo fabricante, fui surpreendido por uma sequência lamentável de falhas e defeitos recorrentes no motor”, escreveu.
Para essas e diversas outras reclamações, a Volkswagen afirmou que os carros estariam fora do período de cobertura da garantia.
Panes elétricas
Com menos frequência, mais ainda recorrentes, as reclamações sobre panes elétricas variam entre alternador falhando, chegando a desligar o veículo em movimento, passando por vidros que abrem e fecham sozinhos.
“Já é a segunda vez que estamos passando por isso [pane elétrica] e o mínimo que eles [concessionárias] deveriam fazer era revisar o carro para verificar o que está acontecendo. Com certeza está entrando água onde não deveria”, relatou um proprietário.
Neste caso, a Volkswagen disse ter tomado providências internas e o cliente ficou satisfeito. No caso do problema de alternador, a Volkswagen afirmou ter resolvido o problema, mas o reclamante não confirmou o fato.
Siga o AUTOO nas redes: | | | |