Novo Polo estreia na Europa; por aqui, hatch aprimorado vai conviver com modelo atual
Facelift eleva o patamar de tecnologia e assistentes de condução oferecidos pelo VW
Comente e compartilhe
Após algumas imagens terem vazado, a Volkswagen revelou por completo a linha 2022 do Polo na Europa. Para o Brasil, o hatch também deve mudar, mas apenas no final do ano ou no início do ano que vem. Apesar de visualmente as alterações não serem tão impactantes, o novo Polo ganhou mais tecnologia para se manter competitivo na Europa e cultivar a fama por lá de ser um “mini-Golf”. Os preços ainda não foram revelados, mas a VW diz que partirão de menos de 16 mil euros (R$ 106,6 mil).
Por fora, o novo Volkswagen Polo 2022 recebeu um conjunto de faróis mais afilados, com ressaltos nas pontas para a nova assinatura luminosa. Na traseira, as lanternas repaginadas agora invadem o tampão traseiro, seguindo as linhas do Golf de oitava geração. No entanto, as medidas não mudaram e o hatch segue tendo 4,05 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,75 m de largura e 1,44 m de altura.
Por dentro, apesar de as estruturas básicas da cabine serem as mesmas, a Volkswagen investiu em um novo conjunto de comandos. Assim como no Golf, o novo Polo substitui os botões de controle do ar-condicionado por teclas sensíveis ao toque. Todos os demais comandos do console foram integrados à nova central multimídia e o único botão físico do painel é o que liga o pisca-alerta.
Outra mudança do Polo 2022 está na estrutura de versões. As atuais Trendline, Comfortline e Highline serão substituídas, respectivamente, por “Polo” (básica), Life, Style e R-Line. De série, todas as configurações trarão faróis e lanternas com lâmpadas de LED, airbag entre os bancos dianteiros, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. As versões mais caras também poderão contar com sistemas de auxílio à condução semi-autônoma, como o piloto automático adaptativo, que podem ser utilizados a velocidades de até 210 km/h.
O que não mudou foi a oferta de motores. Enquanto a Volkswagen corre para lançar mais carros elétricos da família ID, o novo Polo 2022 permanecerá com os mesmos propulsores da linha 2021. Todos trarão um motor 1.0 de três cilindros que pode ter 80 cv (aspirado), 95 cv e 110 cv (estes, turbinados). Nos dois primeiros, a transmissão é manual de cinco marchas, com a intermediária trazendo a caixa automatizada de sete velocidades como opcional. A mais potente não tem opção manual. A única alteração é que o novo Polo perdeu as opções a diesel.
Modelo antigo pode ganhar sobrevida no Brasil
Com o fim da produção do up! em Taubaté (SP), há rumores de que a Volkswagen está se planejando para manter o atual Polo em produção por lá. Seria uma espécie de versão de entrada, como a Chevrolet faz com o Joy e o Onix. Ele manteria o visual atual e seria simplificado para ser o novo modelo mais acessível da marca, o que poderia ainda encerrar a carreira do Gol e do Fox por aqui.
Comente e compartilhe
Thiago ?jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva