Volkswagen Up! sai de linha na Europa e espera por substituto elétrico

Após 12 anos e passagem no Brasil, subcompacto deixa o Polo como o menor VW à venda
Volkswagen up! 2020

Volkswagen up! 2020 | Imagem: Divulgação

O Volkswagen Up! parou de ser fabricado na Europa após 12 anos. O compacto foi lançado em 2011 como sucessor do Fox —que era fabricado no Brasil e exportado—, e vinha sendo o carro mais em conta da marca até agora.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a revista inglesa , a última unidade já deixou a fábrica de Bratislava, na Eslováquia, sem deixar um sucessor, que só deve chegar nos próximos anos. O Polo deve cumprir o papel de carro de entrada da marca até lá.

Volkswagen up! 2020
Volkswagen Up! saiu de linha, mas mantém uma legião de fãs por aliar segurança com agilidade e economia de combustível
Imagem: Divulgação

O Up! já havia sido de linha no Brasil, quando já as baixas vendas foram prejudicadas pela legislação. Todos os carros passaram a precisar ter cinto de três pontas para todos os ocupantes, mas, sem estrutura, o compacto passou a ser homologado para somente quatro pessoas.

Por aqui foi vendido com motor 1.0 de três cilindros na versão aspirada e turbo, a TSI, com até 105 cv de potência. Chegou a ter câmbio automatizado para a versão aspirada e até uma hoje rara opção de duas portas. Por aqui, no entanto, o Up! também não deixou um sucessor.

Volkswagen up! 2020
Volkswagen Up! chegou a ter volante do Golf, central multimídia exclusivo e cluster com mostrador digotal integrado ao velocímetro
Imagem: Divulgação

Para o futuro, de acordo com a publicação inglesa, a Volkswagen prepara um compacto elétrico para substituir o Up!, que se chamaria ID.1. Até o Polo pode estar com os dias contados, já que dificilmente seria aprovado nas próximas exigências ambientais na Europa.

Siga o AUTOO nas redes: | | | |

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

VEJA TAMBÉM